Cartão SUS: saiba como fazer pela internet

Por Diana Ribeiro

cartao-sus

O cartão SUS agora pode ser feito pela internet! Esse procedimento agiliza o atendimento na unidade de saúde, pois o usuário realiza o pré-cadastro antes. Independentemente de você ter um plano de saúde ou não, é fundamental que você tenha o cartão SUS.
Neste artigo vamos te contar o porquê e como fazer o seu cartão SUS sem sair de casa. Confira!

Cartão SUS: para que serve

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como cartão SUS , foi criado para unificar o sistema público de saúde. Com a implementação do cartão é possível criar um banco de dados com os registros de todas as informações do usuário, como o acompanhamento do prontuário dos pacientes.
Para ter atendimento médico não emergencial no sistema público de saúde, é obrigatório que o cidadão tenha o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o apresente quando precisar se consultar. Além disso, algumas clínicas e planos de saúde também exigem o cartão SUS.
Qualquer pessoa, brasileira ou não, tem o direito de acessar o Sistema Único de Saúde, o SUS. Esse é um direito constitucional e por mais que muitas vezes o serviço deixe a desejar, o Brasil está entre os poucos países que garantem o acesso gratuito ao sistema de saúde.
E, como dito anteriormente, o atendimento só pode ser feito mediante a apresentação do cartão SUS. Essa informação ainda é pouco divulgada, mas o cartão SUS pode ser solicitado pela internet, no Portal de Saúde do Cidadão. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Cartão SUS: cadastro pela internet

Antes de pedir o cartão SUS é necessário que você tenha CPF, pois sem o documento não é possível prosseguir com o cadastro. Para solicitar o cartão SUS você pode ir em uma Unidade Básica de Saúde, lá você irá se cadastrar e o cartão fica pronto na hora. Basta levar CPF, documento com foto e comprovante de residência.
Se preferir, você pode fazer o pré-cadastro online. Isso agiliza o processo, mas você ainda vai ter que ir até uma Unidade Básica de Saúde para finalizar o seu cadastro e retirar o Cartão do SUS.
Para fazer o pré-cadastro você precisa acessar o Portal de Saúde do Cidadão. Depois, preencha os seus dados pessoais na lateral direita da tela, tenha em mãos seus documentos. Ao finalizar o pré-cadastro será gerado um protocolo de atendimento, guarde esse número!
Depois disso, vá a uma Unidade Básica de Saúde em até 90 dias para finalizar o seu cadastro e receber o cartão SUS. Não se esqueça de levar CPF, documento com foto, comprovante de residência e protocolo de atendimento.