Como usar bem seu cartão de crédito

Cartão de crédito é como um empréstimo

O cartão de crédito pode ser muito útil, já que permite ao usuário comprar sem que isso implique em um gasto imediato do dinheiro da sua conta corrente.

Pode-se dizer que o cartão de crédito é um método de pagamento que se assemelha a um empréstimo automático, com prazo de um mês.

O cartão de crédito permite adquirir o produto hoje, mas o dinheiro dessa compra só sai da sua conta assim que a fatura do cartão chegar. Cada um escolhe qual será o dia do pagamento, muitas vezes com base no dia em que recebe o salário.

Podemos pedir o cartão de crédito no banco onde já temos conta corrente, ou então numa emissora de cartões, como o caso da Credicard. Neste caso, não é necessário ter uma conta bancária.

Na prática, o banco provedor do cartão de crédito faz um empréstimo, mas em contrapartida exige o pagamento de todos os valores na data acordada.

Quando se faz um cartão de crédito, se estabelece um limite para gastar. Esse limite é definido de acordo com o seu perfil de consumidor, de forma que exista uma garantia de que poderá pagar esses valores no final de cada mês. À medida que se paga, o limite de crédito é restabelecido.

Quando há o pagamento total da fatura no final do mês, ou na data acordada entre as partes para a liquidação da fatura, o banco não cobra nenhuma taxa de juro. Mas no caso de pagar apenas uma parcela da fatura, o usuário do cartão passa a pagar juro rotativo.

Esse é o grande perigo dos cartões de crédito. Quando perdemos o controle dos gastos e não conseguimos honrar o pagamento da fatura do cartão, começamos a pagar juros enormes, bem superiores a qualquer outro tipo de empréstimo. Estamos falando de juros anuais que passam dos 400%.

Se em um mês não houver dinheiro para pagar o valor total da fatura, no mês seguinte vai ser ainda mais difícil honrar os seus compromissos. O que acontece é que é preciso pagar a soma dos valores já parcelados do mês seguinte, mais os juros e o valor que falta pagar do mês anterior.

Benefícios de um cartão

Em muitas situações o cartão de crédito pode trazer vários benefícios. O primeiro grande benefício é que dispor de crédito para quando precisarmos. Assim, conseguimos adiar os gastos sem precisar pagar juros.

Parcelar as compras numa situação de emergência é outra vantagem. Com os gastos controlados e a situação financeira planejada, é possível quitar uma compra de emergência no menor tempo possível. Lembre que o juro do cartão é muito alto, e por isso, o crédito rotativo deverá ser visto como um empréstimo emergencial, e não recorrente.

O cartão de crédito deve ser usado em compras com valores mais elevados, como passagens, eletrodomésticos, ou aquelas compras do mês do supermercado. Para aquelas compras do dia a dia, devemos usar o dinheiro que se encontra na conta corrente. Dessa forma conseguimos controlar melhor os gastos com o cartão, evitando um possível endividamento por falta de liquidez.

Fechamento e vencimento da fatura

A data de fechamento e vencimento da fatura não são a mesma coisa. Isso quer dizer que existe um período em que os seus gastos não são contabilizados na fatura do mês atual.

De fato, sabendo essas datas, podemos ganhar até 40 dias para pagar uma compra. Vejamos na prática como funciona.

A data de vencimento da fatura do cartão é o dia limite para pagamento da fatura sem ter de pagar juros. A data de fechamento da fatura é o dia em que a administradora prepara a fatura para enviá-la a você.

Suponhamos que você escolha o dia 15 como a data de vencimento da fatura. Neste caso, a administradora necessita fechar a fatura com, no mínimo, dez dias de antecedência. Neste caso, no dia 5 a fatura já é preparada para o envio.

Ou seja, entre o dia 5 e o dia 15, todas as compras feitas não vão ser pagas no mês corrente, mas sim mês seguinte, ganhando assim 10 dias adicionais aos habituais 30.

Outras vantagens do cartão

Os cartões de crédito oferecem uma série de benefícios, como descontos em compras, viagens ou milhas para transformar em passagens aéreas. Dependendo do cartão, conseguimos diferentes benefícios, por isso vale conferir qual melhor se adapta ao seu perfil.

A grande parte dos cartões oferece pontos por cada dólar gasto com ele. Esses pontos poderão ser trocados por produtos específicos, ou por milhas, que depois serão convertidas em passagens aéreas. Veja mais detalhes em nosso artigo sobre programas de fidelidade.

Para quem gosta de viajar, essa é uma oportunidade única de usar o cartão de crédito, conseguindo um bom desconto na passagem com suas compras mensais.

O cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo no controle das finanças. Isso porque ele inclui sempre o envio da fatura, onde descreve todos os gastos detalhados. Essa lista de gastos pode ser muito útil para o planejamento financeiro futuro. É possível ver onde deve cortar gastos e quais foram os bons investimentos que fez.

No entanto, para conseguir usufruir de todas as vantagens do cartão de crédito, é importante manter sempre anotado os gastos totais com o cartão para que não perca o controle dos seus gastos.

Em dúvidas para escolher um cartão de crédito?

Com o simulador de Cartões de Crédito, você encontra o melhor cartão para o seu perfil! Seja para acumular milhas, descontos na fatura (cashback), descontos em compras ou outros benefícios, a ferramenta inteligente indica qual é o ideal para as suas necessidades e desejos. Confira aqui!