Compras internacionais na internet com o cartão de crédito: quais cuidados tomar?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Use o seu cartão de crédito internacional
  2. Atenção para não se assustar quando vier as faturas
  3. Cuidados com a segurança
  4. Dicas para compras online

Que o brasileiro adora comprar isso todo mundo sabe. Imagina agora com todas as facilidades de poder pesquisar e finalizar as compras sem sair de casa, apenas usando um computador ou celular?! E essa praticidade se estende tanto para as compras em lojas nacionais como em diversas partes do mundo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ebit 22,4 milhões de brasileiros fizeram compras em sites estrangeiros no ano de 2017, 74% dos entrevistados preferem esses sites pelo preço dos produtos no exterior ser mais baixo que aqui no Brasil.

Apesar de algumas pessoas ainda terem dúvidas e receio desse tipo de compra, fazer essas aquisições com o cartão de crédito internacional é muito fácil. Abaixo você pode conferir como utilizar seu cartão de crédito para essas compras.

Use o seu cartão de crédito internacional

Cartões de uso nacional não funcionam, esse só poderão ser usados aqui no Brasil. Para compras em sites estrangeiros é necessário um cartão internacional habilitado para compras no exterior, pois suas compras serão em outra moeda. Caso ainda não tenha um cartão de crédito, utilize o Comparador de Cartões do IQ360 e descubra qual o ideal para você.

Atenção para não se assustar quando vier as faturas

Suas compras serão feitas em moeda estrangeira e serão convertidas para real no dia do fechamento da fatura. O risco de se comprar com o cartão de crédito é que ninguém sabe quanto estará a cotação da moeda no dia do fechamento. Devido às grandes oscilações que enfrentamos, o risco de se pagar um valor alto é muito grande

Além disso, será cobrado também o valor de 6,38% a mais no total da compra, referente ao IOF (Imposto sobre operações de crédito) que será debitada na fatura. Além de taxas do cartão de crédito.

E tem mais um ponto a ser ressaltado: os produtos que você comprar podem estar sujeitos à tributação de importação, que é definida pela Receita Federal. Consulte orientações no site da Receita Federal.

Cuidados com a segurança

Você comprando em loja física ou virtual os cuidados com o cartão devem ser os mesmos. Um método muito seguro e aceito por diversas lojas e-commerce é o PayPal. É um tipo de carteira virtual que salva os seus dados e os do cartão internacional. Assim você não precisa preencher cadastros enormes toda vez que fizer uma compra.

O PayPal é uma forma muito segura de se fazer compras, pois eles não divulgam seus dados pessoais e do cartão com nenhuma loja.

Dicas para compras online

  • Verifique se a loja virtual possui um cadeado verde na barra de endereço do navegador.
  • Se a página do site começar por HTTPS indica que tem comunicação criptografada e tem proteção aos seus dados.
  • Não é necessário fornecer a senha do seu cartão nesses sites. Apenas os números, validade, nomes e o código de segurança atrás do cartão.
  • Não faça compras em Lan House ou Wi-fi público.