Compras online com cartão de crédito é seguro?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Medo de fraude?
  2. Dicas para comprar online com segurança

Compras pela internet são realmente uma tendência mundial. Se antes as pessoas pesquisavam pela rede e depois iam até uma loja física para comprar, hoje o cenário mudou. A praticidade, variedade e o preço mais competitivo fez muita gente abandonar os shoppings definitivamente e migrarem para as compras virtuais. Mas será que essas compras são seguras? Confira dicas para comprar online sem se preocupar.

Medo de fraude?

Dentro do grupo de pessoas que ainda não têm hábito de comprar pela internet estão aquelas que têm medo de fraudes com o cartão de crédito. Mas é preciso estar ciente que esse tipo de crime pode ocorrer também em lojas físicas e em compras realizadas por telefone, em que o usuário fornece todos os seus dados.

Na internet, alguns passos simples podem aumentar sua segurança. Acima de tudo, compre apenas em lojas que você confie e de boa reputação, que ofereçam um sistema de criptografia para proteger os dados de seus clientes. Pedir indicação de amigos e verificar na internet se há reclamações contra a empresa também pode ajudar.

Dicas para comprar online com segurança

Observe se o site em que você está comprando tem um pequeno cadeado fechado ao lado do endereço eletrônico (também conhecido como URL), ou no canto inferior esquerdo do navegador. Esse ícone indica que o site é seguro para transações financeiras.

Nunca forneça o número do cartão de crédito ou seus dados pessoais por e-mail, em salas de bate papo ou redes sociais.

Os sites mais seguros são os que exigem que o cliente digite o número do cartão de crédito a cada nova compra. Isso mostra que eles não armazenam todos os dados do cliente, evitando que sejam rastreados. Apesar de não ser prático, esse sistema aumenta a segurança.

Os sites maiores e mais conhecidos contam com sistemas de segurança modernos e eficientes. Por isso, é fundamental sempre comprar de empresas renomadas, conhecidas pela segurança.