CVV do cartão de crédito: o que é e para que serve

Por Redação IQ 360

Você sabe o que é o CVV do seu cartão de crédito? Com o crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo, o reforço na segurança dos cartões de crédito virou uma prioridade para as operadoras, os bancos e as instituições financeiras que disponibilizam esse método tão comum de pagamento. Ao sair de casa para fazer uma compra, a sua garantia de que o cartão só será usado por você está na senha de quatro ou seis dígitos, certo?
Para fazer compras online, o método mais comum é utilizar o mesmo cartão de crédito na hora de efetuar o pagamento. Mas, para isso, é preciso estar com ele em mãos. O sistema também vai pedir o nome do titular exatamente como aparece no documento, além da data de validade e o CVV. Tudo isso para garantir a mesma segurança da operação e evitar fraudes de desconhecidos.

O que é o CVV

CVV quer dizer Card Verification Value, ou Valor de Verificação do Cartão. Na prática, é um código de segurança para que o seu cartão não seja usado por terceiros. Ou seja, se alguém souber apenas o número, não vai conseguir finalizar a compra.
Na maioria dos cartões, o CVV tem três dígitos e está impresso no verso do cartão. Ao digitar o código, o sistema interconecta o seu cadastro com a tecnologia de autenticação e previne que fraudes sejam realizadas. Se essa checagem não corresponder ao número correto, a compra será inviabilizada e um eventual golpista será impedido de gastar em seu nome. É como se fosse mais uma senha digital.
Com o objetivo de manter esse sigilo, o CVV não aparece nas faturas e nem nos recibos emitidos online. Se isso acontecer por algum erro no sistema, informe imediatamente a operadora do seu cartão.
Dentre as bandeiras mais comuns, como Visa, Mastercard e Diners Club International, o CVV é composto por três números. Mas o cartão da American Express, por exemplo, possui quatro e está localizado na frente do cartão, perto do nome do titular. Então não se assuste se você trocar de bandeira e, de repente, encontrar um número maior de algarismos para digitar na hora da compra.
As nomenclaturas para o código de segurança também podem variar. CVV é mais utilizado pela bandeira Visa, mas a Mastercard poderá denominar de CVC, que seria Card Validation Code. A American Express também chama de CID ou Card ID. No mercado em geral, você ainda poderá encontrar outras nomenclaturas e siglas: Card Verification Value Code (CVVC), Verification Code (V-Code), Card Code Verification (CCV) e ainda Card Verification Data (CVD).