O que é estorno do cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

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O estorno do cartão de crédito é o procedimento de pedir o cancelamento de uma compra para que o valor pago seja devolvido em forma de crédito na fatura. Dependendo do dia do mês em que o cancelamento foi solicitado, o valor é devolvido na mesma fatura.
Caso o cancelamento tenha sido pedido muito próximo da data de fechamento do cartão, é provável que você tenha que pagar pela compra e só no mês seguinte receberá o valor como crédito. Por exemplo, o valor da sua compra foi de R$ 50, verifique se na próxima fatura verifique se veio o desconto do valor (- R$ 50).
O pedido de estorno é feito diretamente no estabelecimento onde a compra foi realizada. Solicite um comprovante para ter uma garantia de que o pedido de devolução do crédito foi realizado.
Caso o lojista em que você realizou a compra se recuse a fazer o estorno, você pode solicitar à administradora do cartão que faça isso.

Estorno do cartão de crédito: quando pedir?

Você pode solicitar estorno em caso de arrependimento para compras online ou por telefone, erro ao fazer o pagamento (preço diferente do acordado ou anunciado e você só percebeu depois) ou compra indevida (cobrança errada e clonagem do cartão, por exemplo). No caso de suspeita de fraude, informe com urgência a administradora do seu cartão de crédito para que o mesmo seja cancelado.
Em caso de compra online ou por telefone, você tem até sete dias depois do recebimento do produto para desistir da compra. Neste caso, não é possível cancelar antes de receber o produto. Você terá de receber e depois devolver para a loja, que primeiro fará uma análise das condições da peça. Somente após esse trâmite que o estabelecimento pede o estorno à administradora do cartão. Ou seja, é bem provável que você terá de pagar pela sua compra para receber o dinheiro de volta algum tempo depois.
Dica do IQ360:
Para evitar dores de cabeça, é sempre bom pensar muito bem antes de comprar e ficar ligado no momento de realizar o pagamento. Em compras online, fazer sempre uma boa revisão de todos os dados antes de concluir o pedido. Em transações presenciais, observar o valor digitado no visor da maquininha.