O que é fatura do cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Total da fatura
  2. Data de vencimento
  3. Pagamento mínimo
  4. Parcelamento da fatura
  5. Demonstrativo ou histórico de despesas
  6. Parcelas a vencer
  7. Encargos financeiros

Todos os meses, logo após o fechamento do cartão, a operadora envia ao usuário o valor total dos débitos, discriminando compra por compra, incluindo datas. Ou seja, a fatura é uma lista com todos os gastos mensais realizados com cartão de crédito que devem ser pagos

Não é recomendável receber a fatura e pagar sem conferir tudo. Cobranças indevidas podem acontecer, assim como fraudes e compras de terceiros com seu cartão. Fazendo uma análise minuciosa você pode identificar erros e também calcular os juros e multas que serão cobrados caso você não consiga quitar a fatura na data de vencimento.

Para te ajudar a ficar mais atento aos detalhes da sua fatura, listamos aqueles que são mais importantes e não devem ser esquecidos.

Total da fatura

Total da fatura é a soma de todos os gastos realizados dentro de um período. O ideal é que você pague todo esse valor e fuja dos juros altíssimos cobrados pelos cartões.

Data de vencimento

Normalmente, bem no alto da fatura você verá qual é o prazo máximo para fazer o pagamento. Passada essa data, a operadora cobrará juros e multa.

Pagamento mínimo

Essa opção te mostra qual o valor mínimo que você pode pagar daquela conta. O que você deve fazer é fugir dessa situação que no futuro pode virar uma bola de neve. Pagando o mínimo, no mês seguinte você terá de pagar a nova fatura, o que sobrar da fatura atual e mais os juros altos sobre o valor não pago.

Parcelamento da fatura

O parcelamento é uma proposta que o banco deve mandar em todas as faturas. Se você não tiver o dinheiro para pagar o valor total da conta, pode quitar só a primeira parcela. As demais serão cobradas nas próximas faturas. Claro que essa opção deve ser evitada também, pois tem juros e no final você vai pagar mais do que gastou. É como se você estivesse financiando a sua dívida.

Demonstrativo ou histórico de despesas

Este é o relatório em que você confere todos os lançamentos. Dá para verificar suas compras, em quais datas e lugares você gastou e em quantas vezes parcelou. O histórico também mostra outras tarifas que podem ser cobradas, como juros e anuidade.

Parcelas a vencer

São as parcelas que serão cobradas na próxima fatura e tudo que você ainda deve pagar. É importante controlar esse item para saber o saldo disponível no limite do seu cartão de crédito.

Encargos financeiros

Mostra qual a taxa de juros e a multa caso você atrase ou não pague a fatura. Neste campo também aparece o Custo Efetivo Total (CET) do cartão. Quanto mais alto for o CET, mais caro você vai pagar se entrar no rotativo ou parcelar o pagamento.