Guanabara Card: cartão de crédito do Guanabara vale a pena?

Por Redação IQ 360

guanabara

Famoso pelas ruas do Rio e nas páginas da internet, o aniversário da rede de supermercados Guanabara é um dos eventos mais esperados do ano do comércio brasileiro. No dia da festa, uma multidão vira a madrugada em frente aos portões, garantindo a dianteira na corrida para disputar os produtos com preços baixíssimos das prateleiras que rapidamente se esvaziam. Muitos também aproveitam o momento para gravar e fotografar o momento, transformando os cliques em memes que tornam o aniversário conhecido pelo país inteiro.
O sucesso é tanto que o aniversário movimenta milhões e rende diversos vídeos virais. Mas o que pouco gente sabe é que o Guanabara também tem um cartão de crédito, o Guanabara Card, que permite que você faça compras na rede tendo um maior prazo para pagar e que concorra a prêmios mensais. Será que o Guanabara Card vale tanto quanto ir em algum aniversário da rede? É isso que vamos procurar responder neste texto.

Vídeo do aniversário Guanabara de 2017

Como pedir o cartão Guanabara Card

Para pedir seu cartão Guanabara Card, você precisa ir em alguma unidade da rede de supermercado levando os documentos necessários, que são:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado em seu nome;
  • Comprovante de renda atual;
  • Para autônomos, é necessário levar faturas pagas, tais como: do cartão de crédito ou de carnês de lojas reconhecidas regionalmente.

Será feita uma análise de crédito e checado se a documentação está correta. O Guanabara pede um prazo de 15 dias para realizar tal análise e retornar com uma resposta, mas existem reclamações no Reclame Aqui que apontam uma falta de retorno.
Se você fez o pedido e depois do período de 15 dias ainda não teve resposta, recomendados ligar no atendimento através do número 0800-724-1034 e descrever seu caso.

Anuidades e adequação do limite do cartão Guanabara

O cartão Guanabara não possui anuidade, o que é algo positivo em um primeiro momento e pode torná-lo vantajoso para quem faz compras constantes na rede. Mas, apesar da falta de anuidade, o cartão tem uma taxa de manutenção da conta que é cobrada toda vez que o cartão é usado. A taxa tem o valor de R$2,30.
Algumas pessoas reclamam de que não foram informadas dessa taxa quando no momento de fazer o cartão e foram pegas de surpresa – então vale ficar atento.
Em relação ao limite do cartão, ele é definido de acordo com seu perfil. Se você fizer o cartão e não achar suficiente o valor que te deram, pode ir em alguma loja ou entrar em contato com o 0800-724-1034 para solicitar a alteração do limite – mas é importante lembrar que o aumento pode não ser autorizado.

Aplicativom benefícios e descontos do Cartão Guanabara Card

O cartão Guanabara não possui um aplicativo digital para que você acompanhe seus gastos, fatura e faça outras operações diretamente pelo celular. Apesar de atrasado quando comparado ao restante do mercado, existem algumas poucas opções que você pode fazer online, indo no site do Supermercados Guanabara. Lá, você é capaz de solicitar a fatura digital e checar seu extrato.
São alternativas, mas ainda falta para o cartão – e também para a rede Guanabara como um todo – um aplicativo funcional e decente.
Não são muitos benefícios de fazer um cartão Guanabara, mas podem ser úteis se você frequenta bastante os supermercados:

  • Até 40 dias para pagar sua compra sem juros
  • Você pode fazer até 2 adicionais para sua família (mas é sujeito a tarifas)
  • Cupom em Dobro (pague com o cartão Guanabara Card e tenha cupons em dobro)
  • Pagamento na loja ou no banco

O cartão é atrativo então para os consumidores que fazem grande compras ou estão com frequência na rede de supermercados. A liberdade de comprar e pagar só no mês seguinte sem prejudicar seu cartão principal pode ser atrativa em um primeiro momento, mas quando pensamos na dificuldade de manter dois ou mais cartões sem se perder nas faturas que você precisa pagar não torna uma opção tão recomendada.

Atendimento e funcionamento do Guanabara Card

Em relação ao atendimento, o Guanabara Card parece apresentar problemas pontuais. Apesar de nenhuma reclamação sobre o momento de solicitar o cartão, são inúmeras as queixas de pessoas que não receberam seu cartão no prazo e tiveram dificuldades de entender o que estava acontecendo quando ligaram para a central de atendimento em busca de mais informações.
Também existem queixas, como já apontamos, relacionadas a existência da taxa de manutenção – aquela de R$2,30 na fatura – não ter sido informada no momento da contratação.
Mesmo existindo essas queixas, o Guanabara também apresenta pessoas satisfeitas e que argumentam que ele entrega o que se propõe: permitir fazer compras nos supermercados Guanabara com maior flexibilidade. Vale ponderar se é isso que você espera.

Vale a pena fazer um Guanabara Card?

O Guanabara Card não é uma opção recomendada se você planeja pouco seu orçamento e gosta de concentrar tudo em um só lugar. Fica fácil se perder tendo um segundo cartão – ainda mais um que se mostra mais difícil que o normal para checar a fatura. Também vale lembrar que é um cartão de uso exclusivo nos supermercados.
Assim, é preciso ter consciência dos gastos que você pode ter no segundo cartão e, mais que isso, se perguntar o quanto você compra no Supermercado Guanabara.
Se a rede é seu mercado principal e você quer ter os seus gastos com alimentação separados de seu cartão de crédito ou dinheiro físico, o cartão pode ser atrativo. Mas vale lembrar de tudo o que ele tem de contra: só é para ser usado no Guanabara, não tem um aplicativo que permita que você veja facilmente o quanto já gastou, não dá grande descontos na rede e só tem como maior benefício a maior maleabilidade de pagamento das suas compras.
Se apesar de tudo isso, o cartão continua sendo útil para você, o recomendado é fazer um Guanabara Card. Se ele não se mostra o ideal, você pode usar nosso Comparador de Cartões para descobrir o melhor cartão para você ou esperar os grandes descontos do próximo aniversário do Guanabara.