Guia de Cartões de Crédito

Em um mundo cada vez mais digital, o cartão de crédito tem se tornado indispensável na vida das pessoas. Grande facilitador de compras online, essa forma de pagamento pode trazer muitos mais benefícios se usado corretamente.

Preparamos esse guia com todas as informações que você precisa saber sobre cartões de crédito!

3 motivos para você ter um cartão de crédito

Primeiro, é necessário entender as funcionalidades do cartão. Veja as três principais razões do por quê tê-lo:

1. Possíveis rendimentos do dinheiro na conta e retenção por mais tempo

1. Possíveis rendimentos do dinheiro na conta e retenção por mais tempo

Quando o cartão de crédito é usado, você está tomando um crédito com alguma instituição financeira para pagá-lo apenas no mês seguinte, sem pagar juros. Daí vem o nome “crédito”. Isso seria equivalente a pegar um empréstimo para devolver no mês seguinte sem pagar juros. Assim, você consegue reter seu dinheiro na sua conta por mais tempo e isso te dá a oportunidade de fazer o dinheiro render durante o mês em aplicações como CDB ou Tesouro Direto.

Pode parecer pouco, mas esses rendimentos mensais acumulados ao longo do tempo podem te ajudar a fazer uma viagem com a família, comprar móveis novos ou realizar qualquer outro desejo.

2. Benefícios: pontos, milhas e descontos

2. Benefícios: pontos, milhas e descontos

A maioria dos cartões de crédito possuem um sistema de recompensa para seus usuários. De maneira geral, quanto mais você usa o cartão de crédito, mais recompensas recebe. Existem vários tipos de benefícios: milhas, descontos em compras de supermercados, desconto na própria fatura, entre outros.

Esses benefícios podem ajudar você a fazer economias em compras frequentes. Por exemplo, se você é uma pessoa que viaja bastante, um cartão que te dá milhas te ajuda a comprar passagens, além de te dar acesso a salas exclusivas em aeroportos.

3. Compras online, assinaturas e parcelamentos

3. Compras online, assinaturas e parcelamentos

O cartão de crédito nos permite ter acesso a serviços comuns atualmente, como assinatura de streamings (Netflix, HBO Go e Spotify), aplicativos de transporte (Uber, 99 Taxis e Cabify), compras online, entre outros.

Além disso, seja online ou não, o cartão de crédito permite que o usuário parcele suas compras. Com isso, traz facilidade de acesso a produtos para os quais algumas pessoas teriam que passar meses economizando para comprar de uma vez.

Como escolher o melhor cartão de crédito para você

A escolha do melhor cartão de crédito pode ser bastante complicada se você precisar entrar em site por site de cada emissor de cartão para encontrar as opções oferecidas. Pensando nisso, construímos uma ferramenta onde essa consulta pode ser feita de uma só vez. É só responder a duas questões aqui embaixo e você descobre qual o melhor cartão de crédito para você. Ou então, caso queira ver o ranking completo dos cartões mais adequados para seu perfil, é só acessar o comparador de cartões do IQ. Se quiser entender como o IQ encontra o melhor cartão de crédito para você, continue lendo o conteúdo dessa página.

O cartão de crédito ideal depende dos seguintes fatores:

  • Valor da sua renda: para ser aprovado em determinados cartões, é necessário ter uma renda mínima, como é o caso dos cartões Gold, Platinum e Black. Se sua renda é menor que a renda mínima necessária, você será reprovado de cara.
  • Quanto você costuma gastar no cartão de crédito por mês: o seu gasto mensal determina com mais precisão qual tipo de cartão você deve pedir e quantos pontos, milhas ou descontos esse cartão vai te remunerar por mês. Dessa forma, você descobre se vale a pena pedir um cartão Black, Gold ou até mesmo um sem anuidade.
  • Hábitos de compras: é preciso entender quais benefícios oferecidos pelos cartões seria melhor para você segundo o que você costuma comprar.

Sendo assim, o melhor cartão é o que maximiza a conta: Benefícios – Anuidade.

Caso o valor dos benefícios não ultrapasse o valor da anuidade você estará gastando mais do que recebe em benefícios com o cartão de crédito. Por isso, seria melhor encontrar outro cartão ou ainda contratar um cartão de crédito sem anuidade, como o Credicard Zero ou Nubank.

O comparador de cartões do IQ 360 compara os cartões que oferecem os benefícios que você escolheu, fazendo essa conta para você e ranqueando por ordem de qual traz o maior retorno financeiro. Tem como ser mais fácil achar o melhor cartão de crédito para você?

Dicas para melhorar suas chances de ser aprovado no cartão de crédito

Nem sempre é fácil conseguir um cartão de crédito. Na dúvida, as instituições financeiras vão optar por não fornecer o crédito para se protegerem de possíveis inadimplências. Então o que você pode fazer para que o banco saiba que você não vai dar um calote? Assista o video a seguir para ver dicas de como aumentar sua chance de ser aprovado e continue lendo para entender como funciona o processo de aplicação dos bancos.

 

 

Antes de qualquer coisa, você precisa verificar se o cartão que deseja é o cartão mais adequado para o seu perfil. Caso ainda não tenha certeza, leia o item anterior desse guia.

O processo de aplicação para os cartões de crédito é dividido em três partes:

1.

1.

Primeiro você precisa preencher um formulário (seja online ou não) com todas as suas informações pessoais. É muito importante que todas essas informações estejam corretas e atualizadas. O banco (ou instituição financeira) vai fazer uma verificação desses dados e entender se eles de fato correspondem à realidade. Por isso, se você tiver mudado de endereço recentemente, por exemplo, talvez não seja a melhor hora para aplicar para um cartão de crédito, pois você ainda não terá indícios suficientes que conectem você e seus documentos ao seu novo endereço.

2.

2.

Em um segundo momento, seu perfil e comportamento financeiro serão analisados. Os bancos possuem seus próprios sistemas de pontos para avaliar o quão propenso você é a ser inadimplente. Nessa etapa, eles olham se você possui dívidas, qual seu score do Serasa, se você já possui outros cartões de crédito, entre outras coisas. Por esse motivo, é importante quitar quaisquer pendências antes de pedir um cartão de crédito, ou suas chances de ser aprovado serão bem menores.

3.

3.

Por último, o banco precisa ter certeza de que é você mesmo que está solicitando o cartão, ou seja, de que não se trata de um fraudador pedindo o cartão em seu nome. Para essa etapa, alguns bancos solicitam o envio de uma foto do seu documento e outra do seu rosto. Outros podem te fazer uma ligação no telefone informado no cadastro do passo 1. Atender essa ligação é essencial para que o banco se sinta seguro de que o pedido não é uma fraude.

Uso do cartão – Boas práticas

Não é só porque você finalmente conseguiu o cartão de crédito que você queria que agora você vai sair comprando todos os produtos que estão nas vitrines do shopping. Como já dissemos antes nesse guia, usar cartão de crédito é como pegar um empréstimo sem juros do banco, mas se você não pagar essa conta no mês seguinte os juros vêm sim, e eles são muito altos.

Usar cartão de crédito requer responsabilidade. Seu uso consciente pode te ajudar muito a se organizar financeiramente. Por isso, separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo seu cartão.

Sempre pague o valor total da fatura do seu cartão – Toda vez que você optar por algum valor menor do que o total, a diferença vai entrar nos juros rotativo do cartão, que costumam ser muito altos. Por isso, estabeleça um valor que você pode gastar no cartão todos os meses, um valor que você sabe que terá dinheiro para pagar, e não o ultrapasse.

Monitore seus gastos – Hoje é muito fácil acompanhar a fatura do seu cartão por meio de aplicativos no celular ou SMS que o próprio banco envia quando você faz uma compra. Fique de olho para que você não gaste demais.

Data de vencimento – Coloque o vencimento da fatura do seu cartão para uma data que seja favorável para você, por exemplo, logo depois do dia que você costuma receber o seu salário. Assim você sabe que, mesmo que cometa um deslize em algum mês, terá o dinheiro para pagar a fatura.

Planeje-se – Não faça muitas compras parceladas uma atrás da outra. Isso pode fazer você perder o controle das suas despesas.

 

Esperamos que esse guia tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse produto indispensável! Agora que você já sabe tudo sobre cartão de crédito, que tal encontrar o melhor para você? Acesse nosso Comparador de Cartões e descubra como você pode ter mais benefícios!