Qual é a melhor bandeira para cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

melhor-bandeira-cartao-credito

Para que o seu cartão de crédito possa ser emitido, é necessário escolher uma bandeira. Ou seja, a empresa que vai permitir a transação entre o usuário e a operadora. É como se a bandeira fosse a marca do seu cartão. A principal diferença está no número de estabelecimentos em que cada uma é aceita, no Brasil e no mundo. Mas, se colocarmos uma lupa, veremos que as taxas cobradas pelas instituições e os benefícios também podem ser bem diferentes.
A melhor bandeira é aquela que se adeque melhor ao seu perfil e ao uso que fará do cartão de crédito. Confira as principais disponíveis no mercado e descubra qual é a melhor para o que você está buscando:

Visa e MasterCard

Até muito pouco tempo, a Visa e a MasterCard eram praticamente as únicas bandeiras disponíveis para a grande maioria dos consumidores brasileiros. No mundo todo, as duas empresas americanas também dominam o mercado. Juntas, elas somam mais de 1,6 bilhão de cartões de crédito circulando em todos os continentes. Com isso, continuam sendo as mais aceitas pelos estabelecimentos, que não querem perder seus clientes.
Ter a certeza de que todos os estabelecimentos que aceitam cartões de crédito trabalham com Visa e MasterCard é a maior vantagem de ambas.
Com essas bandeiras, você pode fazer uma compra em São Paulo, Nova York ou Tóquio, com a mesma facilidade, porque existe um sistema internacional que vai integrar o seu cartão de crédito à operadora ou instituição financeira que gerencia o seu limite de gastos. Para os vendedores ou donos dos estabelecimentos, essa transação também precisa ser segura e efetiva. Dessa forma, a bandeira acaba sendo um elemento decisivo de intermediação entre quem compra, quem vende e quem paga ou financia.
Na hora de escolher entre a Visa ou a MasterCard, a maior diferença será a taxa cobrada pelo banco ou operadora, que são livres para negociar diretamente com os seus clientes, de acordo com cada perfil.

Diners Club International

Outras duas famosas bandeiras americanas também funcionam bem no Brasil, apesar de conquistarem bem menos adeptos. Uma delas é a Diners Club, que inclusive foi a primeira a desembarcar no país, na década de 1950. Até hoje, reúne um grupo mais seleto de clientes, com renda mais alta, e oferece serviços de conveniência exclusivos, como salas VIP em aeroportos.

American Express

A American Express não fica muito atrás e é uma das preferidas dos endinheirados. Dentre as vantagens, oferece pontos que não expiram e benefícios em grandes redes de livrarias, companhias aéreas e restaurantes.

Elo

Com o crescimento do número de consumidores dispostos a adquirirem um cartão de crédito no Brasil, outras bandeiras passaram a disputar essa clientela. A Elo surgiu no mercado em 2010, a partir de uma aliança entre o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, sendo totalmente brasileira. Essa união favoreceu a oferta de taxas mais baixas para os clientes e hoje é a marca que aparece em terceiro lugar, competindo com Visa e MasterCard. A aceitação nos estabelecimentos ainda é menor, mas a tendência é que em breve mais compras sejam possíveis pela Elo.

Hipercard

A Hipercard é a bandeira ideal para quem busca uma anuidade gratuita e não tem uma renda elevada. É o cartão mais usado pelos clientes que precisam de crédito nos supermercados, por exemplo. Segundo a própria empresa, são mais de um milhão de estabelecimentos conveniados no Brasil. A Hipercard também oferece um crédito de 40 dias sem juros para o pagamento de contas como luz, água, gás e telefonia.
Já decidiu qual é a melhor bandeira para cartões de crédito? Agora está na hora de achar o cartão de crédito ideal para você. Use nossa ferramenta e descubra: