Como escolher o melhor cartão de crédito para você?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Benefícios do cartão de crédito
  2. Anuidades do cartão e benefícios bancários
  3. O melhor cartão de crédito para você

Existem diversos tipos de cartões diferentes no mercado. Por isso, um cartão que seja bom para uma pessoa não é, necessariamente, um bom cartão para outra pessoa. Cada tipo de cartão atende a um tipo de cliente, e dependendo do perfil, um cartão passa a ser mais adequado, ou menos adequado, para determinada pessoa.

Para saber qual o melhor cartão de crédito para você, é preciso reunir informações como: banco, bandeira, tipo de cartão, benefícios, anuidade e outras taxas.

O intuito da aquisição do cartão também poderá influenciar na escolha. Por exemplo, se queremos um cartão para ganhar milhas, então é preciso incluir esse ponto em nossa análise. Mas, se o seu objetivo é gastar só o mínimo com o cartão, o mais importante é comparar as anuidades.

Vale lembrar que, independentemente do objetivo, é muito importante que todas as condições sejam levadas em consideração para que a melhor escolha seja feita.

  • Banco
    Compare as tarifas cobradas pelos bancos para manter a sua conta ativa. Veja em quais bancos é possível negociar o valor da anuidade do cartão. Geralmente, quem tem uma conta corrente no mesmo banco há algum tempo consegue mais benefícios.
  • Tipo de cartão
    Os cartões Gold, Platinum e Black só compensam para aqueles que pretendem gastar um montante elevado com o cartão mensalmente e tenham uma renda mais alta. Geralmente os cartões nacionais e internacionais são suficientes para a maioria das pessoas. O internacional só compensa para aqueles que viajam muito para fora do país, ou para quem compra produtos em sites internacionais.
  • Bandeira
    Hoje em dia esse ponto já não é mais tão importante, já que as principais bandeiras são aceitas na maior parte dos estabelecimentos. Atualmente existem 9 bandeiras: Visa, Mastercard, Hipercard, American Express, Elo, Diners, Hiper, Sorocred e Aura. A Visa e a Mastercard são as mais conhecidas.
  • Anuidade
    Regra geral, quantos mais benefícios um cartão dá, maior será o valor da anuidade. Alguns cartões oferecem a anuidade grátis no primeiro ano, mas a partir do segundo começam a descontar esse valor. Existem também cartões sem anuidade.

Benefícios do cartão de crédito

Quando a escolha do cartão é bem-feita, o cliente poderá ter enormes benefícios. Todos os cartões poderão ser usados em território nacional, então não caia na conversa de que isso é uma vantagem exclusiva. O mesmo acontece com a opção de parcelamento da fatura. Todos os tipos de cartão de crédito permitem essa opção, e não é necessariamente uma vantagem, por conta dos juros rotativos.

Alguns benefícios oferecidos valem muito a pena dependendo do perfil do cliente e dos gastos com o cartão de crédito.

O programa fidelidade dá descontos em ingressos de teatro, cinema e jogos de futebol. Já as milhas são boas opções para quem gosta de viajar. Os cartões concedem aos seus clientes o benefício de transformar o dinheiro que gasta em milhas, e assim é possível ter descontos em passagens aéreas. Neste caso, os cartões geralmente oferecem seguros para o período da viagem.

O SOS veículos é um dos benefícios que vale muito a pena apostar. Esse grupo de benefícios pode ser usado sempre que se tem um problema com o seu automóvel. Inclui troca de pneu, chaveiro, reboque, socorro elétrico mecânico, carro de reserva e serviço de vidraceiro.

Outros benefícios que alguns cartões de crédito oferecem são as doações para associações, ONGs e times de futebol. Não é propriamente um benefício para o usuário, mas uma doação de parte da anuidade para essas instituições.

A Assistência residencial dá direito a serviços dentro de casa. Nem todos os cartões oferecem esse benefício e as condições variam muito conforme o contrato. Aqui é importante confirmar bem todos os dados para fazer uma avaliação séria. Talvez o seguro da casa fique mais em conta.

Anuidades do cartão e benefícios bancários

Se a sua ideia de ter um cartão de crédito é fazer compras de valores baixos, cartões sem anuidade são ótimas pedidas. O cartão de crédito do Nubank e o Credicard Zero Internacional são duas boas opções caso você se encaixe nesse perfil, já que não cobram a taxa da anuidade.

Algumas anuidades de outros cartões:

Ourocard Básico Elo, Banco do Brasil 50 reais
Caixa Nacional Elo, Caixa 50 reais
Caixa Mastercard Nacional, Caixa 99 reais
Bradesco Elo Nacional, Bradesco 115 reais
Itaucard 2,0 Nacional MasterCard 186 reais
Itaucard 2,0 Nacional Visa 186 reais
Flex Nacional MasterCard 192 reais

O Banco Brasil oferece como principais benefícios: Programa Ponto Pra você (acumula pontos com débito e crédito para trocar por milhas). O Ourocard oferece a opção de compra antecipada usufruindo de descontos de até 50% em eventos patrocinados pelo Banco Brasil.

Os cartões de crédito da bandeira American Express do Bradesco conferem acesso a ingressos de espetáculos patrocinados pela instituição, vales presente em vendas na internet, descontos na primeira anuidade e brindes. Tem também pontos para trocar por milhas,

O Banco HSBC oferece um Clube de Benefícios, onde os clientes ganhar um produto por cada dólar pago com o cartão. Poderá também reverter esse valor para entidades de assistência social. Tem ainda promoções no exterior.

O banco Itaú também oferece vários benefícios, como desconto de metade do valor em jogos de futebol, atrações turísticas, parques temáticos e cinemas (PlayArte, UCI, Severino Ribeiro, Unibanco).

O melhor cartão de crédito para você

Quando bem usado, o cartão de crédito é uma ótima ferramenta de gestão financeira. Como temos alguns dias para pagar a fatura, indo até aos 40 dias (quando compramos um dia depois do fechamento da fatura), conseguimos uma maior folga para equilibrar o fluxo de caixa e planejar as economias e gastos.

Como você pode perceber, são muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração antes de escolher o cartão de crédito ideal para você. Pensando nisso, nós do IQ 360 criamos uma ferramenta que te mostra qual é o melhor cartão para você de acordo com o seu perfil e benefícios que você deseja: o Comparador de Cartões de Crédito. Assim, você não precisa procurar site por site o cartão de crédito que você precise. Para conferir, clique aqui!