Por que eu fui negado no pedido do cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

negado-pedido-cartao-de-credito

Possuir um cartão de crédito pode facilitar a aquisição de bens e serviços, pois ele é uma ferramenta que permite a você emprestar dinheiro do seu banco, sem ter que pagar nada a mais por isso. Essa linha de crédito, que fica disponível por até 40 dias, permite o parcelamento de compras e só cobra juros quando você não paga no prazo.
Para ter acesso ao cartão de crédito, basta solicitá-lo a um banco ou instituição financeira, mas nem sempre esse pedido é aceito. Entenda o que é levado em consideração quando se aprova ou não um novo de cartão de crédito.

Score de Crédito

Um dos principais critérios avaliados pelos bancos antes da liberação de um novo cartão de crédito é o seu score de crédito, que é uma pontuação criada com base em seus gastos, contas em atraso, dívidas assumidas e serviços registrados em bancos de dados de instituições financeiras. Ou seja, quanto mais dívidas e histórico ruim você tiver em seu nome, menor o seu score e menores as chances de ser aprovado.

Renda

Outro item analisado é a sua renda mensal média. Os valores mínimos para aprovação vão depender do cartão de crédito desejado, limite e banco emissor. O ideal é avaliar e comparar os cartões disponíveis para entender qual se encaixa melhor em seu limite financeiro. Quando seus rendimentos não são equivalentes ao que o banco considera o suficiente para o crédito que tentou conseguir, certamente será reprovado.

Inadimplência

Estar ou não com o nome negativado no SPC/Serasa também é avaliado pelos emissores de cartão. Além disso, mesmo que esteja com a situação regularizada, o tempo que passou desde que você entrou pela última vez no cadastro de inadimplência também conta. Casos mais recentes costumam pesar mais, mesmo que legalmente as empresas não devam levar em consideração, elas vão avaliar isso quando houver um pedido de cartão de crédito.

Outro cartão

Ter parcelas de outro cartão ainda não quitadas também vai pesar em relação a uma nova solicitação de crédito. O banco ou instituição financeira que está avaliando seu pedido vai evitar liberar um novo ao saber que você ainda está pagando alguma dívida ou parcelamento de outro cartão. Pagar a fatura completa deve melhorar suas chances de ser aprovado.
Dicas extras:
Agora que você já sabe quais os principais critérios avaliados no seu pedido de cartão de crédito, fique de olho em pequenas ações que podem ajudar a aumentar as suas chances de ser aprovado.
Tente manter suas contas em dia, negociar ou quitar dívidas e aumentar seu score, com medidas simples como organizar suas finanças, atualizando seus dados no Serasa, pagando as contas em dia e fazendo um cadastro positivo que te ajuda a construir um histórico de bom pagador, principalmente se você for trabalhador autônomo e tiver dificuldade de comprovar renda.