Negativado consegue cartão de crédito?

Por Diana Ribeiro

O cartão de crédito é um meio de pagamento cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. No entanto, parte da população que está com o nome sujo não consegue ter o pedido de cartão de crédito aprovado. E aí, negativado consegue solicitar um cartão de crédito?

Sou negativado, consigo cartão de crédito?

A responda é: sim! Estar negativado não é suficiente para saber se você vai ser aprovado ou reprovado no pedido de um cartão de crédito.  De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 40,5% da população brasileira com idade entre 18 e 95 anos, tinham alguma conta em atraso ou estavam com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas até o primeiro trimestre de 2018.

Se você faz parte dos brasileiros que estão negativados e precisa de crédito, é provável que tenha mais dificuldades de conseguir o cartão. Mas não é impossível. Tudo vai depender do seu perfil e do histórico financeiro.

Algumas instituições financeiras são menos criteriosas do que outras. A aprovação do cartão vai depender da análise da sua vida financeira e da confiança de que o pagamento será cumprido.

Cartões de crédito de lojas costumam ter uma aprovação mais fácil, como cartão Submarino e cartão C&A. Além desses, o BMG Card é o mais indicado para quem está com o nome sujo – ele é um cartão internacional com a bandeira Mastercard e não possui anuidade. No entanto essa opção é voltada para funcionários públicos, aposentados e pensionistas.

Se você está procurando um cartão de crédito e teve a sua solicitação negada, talvez seja porque solicitou o cartão errado! Utilize o Comparador de Cartões do IQ 360 e descubra qual o melhor cartão para o seu perfil.

Como é feita a aprovação de crédito?

Para aprovar ou reprovar o pedido de um cartão de crédito, as instituições financeiras fazem uma análise de crédito dos clientes. Nessa avaliação, elas utilizam serviços de proteção ao crédito como o SPC e a Serasa para saber se o consumidor é um bom pagador.

Portanto, bancos e financeiras levam em consideração o histórico financeiro de quem solicitou o cartão. As instituições analisam se os pagamentos são feitos em dia, se há dívidas em seu nome, se o CPF é negativado, entre outras coisas. Além de avaliarem o score de crédito.

Após essa análise de crédito, o cliente tem a resposta se foi aprovado ou não. Muitas pessoas que pedem um cartão de crédito têm o seu pedido negado. Saiba como aumentar as suas chances de ser aprovado para o cartão de crédito.

Seu histórico financeiro

Atrasar uma conta, estar negativado ou pedir empréstimos pode te deixar com uma fama de mal pagador e reduzir o seu score. O chamado score de crédito é uma pontuação que aumenta ou diminui de acordo com o seu histórico financeiro. Isso influencia na sua análise de crédito na hora de pedir um cartão.

O score de crédito foi criado para contabilizar os seus gastos. Contas em atraso, cadastros, compras e serviços são registrados em bancos de dados chamados bureaus de crédito. A sua pontuação é criada a partir desses dados. Anteriormente, apenas agências bancárias e instituições autorizadas tinham acesso, mas há pouco mais de um ano essas informações foram disponibilizadas para o consumidor de forma online. Saiba mais sobre o Score de Crédito.

Cartão pré-pago: uma alternativa

Os únicos cartões com certeza de aprovação imediata são os cartões pré-pagos. Isso ocorre porque eles não funcionam como o cartão de crédito, que tem um limite de pré-estabelecido. A utilização do cartão pré-pago é mais semelhante ao de um cartão de débito, ou seja, para utilizá-lo é necessário ter o dinheiro na hora.

Esse tipo de cartão é muito recomendado para quem não quer gastar mais do que deveria, além de ser muito útil para compras em viagens internacionais. Para utilizar um cartão pré-pago, basta escolher o melhor para o seu perfil, solicitar e recarregar com o valor desejado. Pronto, é só usar. Saiba mais sobre cartão pré-pago.