NuConta, vale a pena?

Por Redação IQ 360

NuConta, vale a pena?

O que é a NuConta?

A NuConta é a nova conta digital do Nubank, banco digital brasileiro que está ganhando muita popularidade. A NuConta não se trata de uma conta corrente, mas sim de uma conta de pagamentos, embora na prática sejam semelhantes. Ela oferece alguns serviços que se equiparam aos das contas correntes, como transferências.
A grande diferença entre a NuConta e as demais contas correntes é que, além de não serem cobradas tarifas, a NuConta faz seu dinheiro render. Como o Nubank consegue fazer isso? O dinheiro que está na conta não fica ali, parado. O Nubank aplica o montante em títulos públicos, o que é muito mais lucrativo do que colocar o dinheiro numa conta poupança ou simplesmente deixá-lo parado. Assim, todo dinheiro que entra na NuConta já está rendendo automaticamente todos os dias úteis à 100% do CDI.
A única questão que o Nubank por enquanto não explicou claramente é como os rendimentos retornam à conta, nem com que frequência esses rendimentos caem. Eles também não deixam claro em que tipo de título público estão investindo.

Vantagens da NuConta

Uma das grandes novidades do Nubank é que atualmente qualquer um pode abrir uma NuConta, sem precisar ter um cartão da instituição.  Veja a seguir outras vantagens da NuConta que chamam atenção:

  • Pagamento de contas: com a NuConta, é possível pagar contas de água, luz, telefone e até boletos das compras online. Para quem tem o cartão Nubank, também há a possibilidade de pagar a fatura de crédito diretamente na conta. Assim que o pagamento da fatura for efetuado, o limite de crédito volta automaticamente.
  • Sem tarifas: uma das grandes vantagens da NuConta é a isenção de tarifas, o que significa que não há cobrança de taxas para a abertura e manutenção da conta e nem para a transferência de dinheiro para outras contas.
  • Rentabilidade: a NuConta permite aplicar o dinheiro de uma forma bem prática. Muitas pessoas até pensam em investir e aplicar o seu dinheiro, mas como acham muito complicado, acabam desistindo. Com essa nova conta, a aplicação do dinheiro se dá de uma forma bem fácil e automática. Ao depositar uma quantia na sua NuConta, o dinheiro que está lá começa a render automaticamente todos os dias úteis à 100% do CDI, um índice econômico que acompanha a Taxa Selic e supera o rendimento da poupança.
  • Sem consulta de crédito: outra vantagem é que a NuConta não passa por uma avaliação de crédito, o que possibilita todos a ter uma conta, mesmo aqueles com nome registrado em serviços como SPC e Serasa. O objetivo declarado do Nubank é que 100% da população brasileira possa abrir a conta.
  • Portabilidade do salário: agora é possível fazer a portabilidade do seu salário para a NuConta, direto pelo app.

Vale a pena abrir NuConta?

Para descobrir se vale a pena abrir essa conta, é preciso conhecer as vantagens e as desvantagens. Primeiramente, é bom saber que essa conta não disponibiliza cheques especiais, já que é como uma conta pré-paga, ou seja, apenas permite movimentar o dinheiro que tem na conta no momento.
A NuConta também não oferece um cartão de débito, uma vez que o Nubank funciona apenas com cartão de créditos. Pelo fato de a instituição financeira não ter agências, não é possível sacar dinheiro nem fazer compras no débito. A única forma de movimentar o dinheiro é através de transferência.
Tendo em mente que a NuConta não oferece a maioria dos serviços mais utilizados pela conta corrente, é necessário ter uma conta mais completa em outro banco, pelo menos até o Nubank adicionar esses serviços. Ou seja, por enquanto não compensa trocar da conta corrente e ter somente a NuConta. Isso porque poderá causar muitos transtornos no cotidiano, por não permite saques nem pagamento no débito.
No entanto, se a ideia é abrir para investir o dinheiro que está parado, a NuConta é uma ótima opção. Porém vale lembrar que o dinheiro aplicado na NuConta não é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Como abrir NuConta?

A NuConta é totalmente digital e para abri-la não é necessário preencher papéis nem esperar horas na fila de uma agência. O processo todo de abertura leva menos de 3 minutos e a aprovação é imediata.
A nova conta do Nubank ainda se encontra em fase de testes, por isso quem não é cliente NuBank deve entrar numa fila de espera cujas inscrições estão abertas no próprio site do banco.
Para conseguir abrir a NuConta é necessário ter mais de 18 anos, possuir um Smartphone (para usar o aplicativo da NuConta) e ter um CPF válido. Os clientes do Nubank terão prioridade na hora de abrir a conta, pelo menos na etapa inicial.
Se você não é cliente Nubank e quer pedir o convite, siga os seguintes passos.

  • Vá ao site da NuConta. Clique em “Seja um dos primeiros – Quero minha NuConta”
  • Abre uma nova página, onde pede que você preencha os seus dados. Clique em “Seja um dos primeiros”
  • Espere um e-mail de confirmação
  • O convite será enviado assim que chegar a sua vez

Note que a NuConta não pede o envio de documentos, nem cópias ou fotos. Também não solicitam nenhuma informação pelo e-mail. Todo o processo de abertura da NuConta é feito através do aplicativo, e nunca de outra forma.
Tenha atenção quanto a fraudes. Quando surge algo novo, especialmente envolvendo dinheiro, é muito comum fraudadores aproveitarem. Nunca envie ou responda a e-mails que digam ser da Nubank pedindo documentos ou dados pessoais (sem ser CPF) para a abertura da NuConta.