O que é cartão de crédito

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como funciona o cartão de crédito?
  2. Como usar o cartão de crédito?

Uma linha de crédito disponível por 40 dias e que permite o parcelamento de compras, sem cobrar nada a mais do que o que foi gasto, na maioria das vezes. É assim que funciona o cartão de crédito, que pode ser solicitado e emitido por bancos e instituições financeiras.

Em crescimento no Brasil, o uso do cartão de crédito subiu 6% de 2015 a 2016, atingindo 5,9 bilhões de operações, segundo dados do Banco Central.  De acordo com SPC Brasil, a maioria dos consumidores brasileiros estão acostumados a parcelar suas compras e usam o cartão de crédito para compras essenciais, como em supermercados e farmácias. Mas você sabe como funciona e como usar cartão de crédito?

Como funciona o cartão de crédito?

Os cartões de crédito são geralmente emitidos por bancos, lojas ou instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central. O emissor oferece um limite de crédito mensal ao consumidor, definido de acordo com sua renda, e dentro de um mês esse é o valor máximo permitido a ser gasto.

Não é necessário possuir uma conta-corrente para ter um cartão de crédito, mas o pedido deve ser aprovado pelo emissor que analisa fatores como o salário, renda mensal, score de crédito e cadastro positivo de consumo. Depois de aprovado e com limite estabelecido o cartão chega ao consumidor com uma bandeira de crédito (Visa, Mastercad, Elo etc), que varia de acordo com o banco ou instituição financeira.

Há alguns anos o mais comum é que as compras fossem liberadas a partir do uso da faixa magnética (que fica na parte traseira do cartão). Agora elas estão sendo substituídas por chips que armazenam dados criptografados usados durantes as transações, para garantir segurança e evitar fraudes.

Como usar o cartão de crédito?

O cartão pode ser usado para realizar compras, parceladas ou não, pagar contas e até mesmo sacar dinheiro dentro do limite estabelecido, mesmo que não tenha saldo na conta bancária. O Banco Central autoriza o uso de cinco tarifas fixas para cartões de crédito básico: anuidade, cobrada a cada 12 meses para custear seu uso, pagamento de conta, saque e segunda via do cartão.

Entretanto, é importante ter cuidado para não perder o controle das finanças. Apesar de apresentar mensalmente todos os gastos detalhados que ajudam no planejamento financeiro, os juros rotativos do cartão de crédito são os maiores do mercado, com mais de 200% ao ano. Atualmente é possível pagar apenas uma parte do valor total da fatura mensal e deixar o restante para o próximo mês, o que envolve a cobrança desses juros altos, e se o consumidor pagar com atraso pode ainda acumular multas e outras penalidades.