10 países com mais cartões de crédito por pessoa

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Cartões de crédito no Brasil e no mundo
  2. Cartões de crédito por pessoa em cada país

O cartão de crédito já foi chamado de “dinheiro de papel” ou “dinheiro eletrônico” por causa da facilidade de efetuar um pagamento sem o uso de cédulas monetárias efetivas. E tem ainda mais vantagens do que um cartão de débito: ele permite parcelar as compras ou simplesmente adiar a dívida, centralizando a quitação de tudo em uma data mensal fixa. Mas isso dentro de um limite de gastos por mês, é bom lembrar.

É como se fizéssemos um empréstimo pessoal automático, sem a necessidade de passar pela aprovação de crédito ou submeter uma solicitação de empréstimo a algum banco. Só precisamos passar o cartão na maquininha das lojas e o valor é retirado do limite do nosso cartão.  Sempre que o seu cartão é passado no terminal de pagamento, o emissor empresta esse dinheiro. A contrapartida é que, no prazo estipulado, esse dinheiro será devolvido.

Cartões de crédito no Brasil e no mundo

Esse método de pagamento tem crescido muito no Brasil. Entre 1997 e 2010, surgiram mais de 70 bandeiras, que são as empresas responsáveis pela transação feita na máquina de cartões de crédito ou débito. Segundo dados do Banco Central referentes ao ano de 2016, foram realizadas quase 6 bilhões de operações com cartões de crédito no Brasil. Essa soma resultou em algo em torno de R$ 674 bilhões movimentados nas maquininhas, o que só comprova esse salto.

No resto do mundo, o dinheiro em espécie circula cada vez menos nas transações. Métodos como o pagamento pelos telefones celulares já são uma realidade, mas os cartões de crédito ainda são mais frequentes em escala global se olharmos para as pesquisas recentes.

Um levantamento da Forex Bonuses, publicado em 2017, analisou o comportamento de consumidores das 20 maiores economias do mundo e divulgou os resultados do Top 10. Pelos rankings, foi possível avaliar seis métricas diferentes: o número de cartões de crédito por pessoa, o número de cartões de débito por pessoa, os cartões que funcionam remotamente, o crescimento dos pagamentos sem dinheiro efetivo nos últimos cinco anos, as transações feitas por métodos não monetários, e o número de pessoas que conhecem as opções de pagamento pelo celular.

Cartões de crédito por pessoa em cada país

Nos interessa aqui principalmente o número médio de cartões de crédito por pessoa, até por serem aceitos em todos os cantos do mundo. Confira a lista abaixo:

  • Estado Unidos: 2,9
  • Canadá: 2,16
  • Suécia: 1,04
  • Austrália: 1
  • Reino Unido: 0,88
  • Japão: 0,67
  • China: 0,33
  • Rússia: 0,22
  • França: 0,1
  • Alemanha: 0,06

O Google também realizou uma pesquisa recente em 168 países para identificar as bandeiras dos cartões de crédito mais usados em cada território.

Visa aparece em primeiro lugar, com larga vantagem frente às demais, e é a empresa com o maior número de cartões emitidos: 304 milhões nos Estados Unidos e mais 545 milhões no resto do mundo.

A MasterCard tem 191 milhões de cartões circulando nos EUA e 576 milhões nos outros países. A American Express vem logo depois, com 54,9 milhões de cartões nos EUA e 57,3 milhões nos outros países.

Procurando o cartão de crédito ideal para você? Use nossa ferramenta e encontre: