5 passos para cancelar seu cartão de crédito

Por Redação IQ 360

As facilidades do cartão de crédito são muito úteis para quem consegue prever e organizar o orçamento financeiro mensal. Mas se as dívidas começaram a se acumular e você perdeu o controle, talvez a melhor opção seja cancelar o seu cartão por um período ou até definitivamente.

Ao fazer uma compra parcelada em dez vezes, por exemplo, aquele valor da parcela obrigatoriamente vai se somar às contas fixas que você já tinha e a outras emergenciais que poderão surgir. Em outras palavras, para gastar mais é preciso que exista um dinheiro extra que não vá comprometer o pagamento de contas como gás, luz, água, telefonia, condomínio, plano de saúde, seguro do carro e etc.

Em tempos de crise econômica, a falta de dinheiro pode superar a nossa capacidade de honrar a fatura de cada mês e, ao contrário do que os bancos indicam, a pior saída é entrar no crédito rotativo. Isto é, o preço para parcelar as faturas é tão alto que alcança uma das taxas de juros mais caras do mercado.

Nessa situação, a primeira providência a ser tomada é guardar o cartão, entrar em contato com o seu banco para fazer o cancelamento e negociar a dívida de outra forma, com juros mais baixos.

Passo a passo para cancelar o cartão de crédito:

  • Qual o tamanho da dívida?

O primeiro procedimento indicado pelos economistas é verificar o tamanho da dívida que você ainda tem para pagar e quais compras realizadas recentemente ainda serão cobradas nos próximos meses. O pagamento da última fatura talvez não seja suficiente para quitar toda a dívida pendente.

  • Avise a família sobre a situação financeira

Reúna a família e converse sobre a situação financeira em que vocês se encontram. Se houver outros cartões vinculados ao cartão do titular, todos serão cancelados. Este é o melhor momento para comunicar a decisão final.

  • Acione o banco e anote os protocolos de atendimento

Entre em contato com o seu banco. Pela internet, os sites das instituições geralmente já oferecem um canal específico para o cancelamento do seu cartão de crédito. Verifique o caminho mais adequado indicado por eles. Em alguns casos, o contato telefônico pode ser mais ágil. Lembre-se de pegar o número de protocolo de todos os atendimentos.

  • Verifique se recebeu a confirmação de cancelamento

Caberá à instituição financeira enviar um documento oficial que comprove o cancelamento. Caso você não receba por e-mail ou pelos Correios, entre novamente em contato e solicite a confirmação.

  • Pague as parcelas pendentes. A dívida não será perdoada!

Importante reforçar que, ao cancelar o cartão, a dívida pendente deverá ser paga. O cancelamento não isenta essa quitação. É possível que o banco ou a operadora do cartão cobre em apenas uma parcela todo o restante da dívida. A dica é tentar renegociar em um novo acordo.