O que são pontos e milhas do cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Pontos e milhas
  2. Principais programas de fidelidade

Possui um cartão de crédito oferece praticidade e segurança para realizar compras, além de permitir a facilidade de parcelar grandes valores sem cobrar juros e oferecer uma linha de crédito de 40 dias. Mas, você sabe todas as vantagens oferecidas por ele? Sabia que é possível juntar pontos e trocar por prêmios e descontos?

A maioria dos cartões de crédito oferece programas de vantagens ao acumular pontos e milhas a cada real gasto, que você pode trocar por passagens aéreas, descontos em hospedagens e em outros produtos.

Pontos e milhas

Basicamente existem dois tipos de programas de fidelidade, os de pontos e os de milhas. As milhas são oferecidas por companhias aéreas de acordo com as distâncias percorridas em cada viagem, e que podem ser trocadas por vantagens, novas passagens ou serem vendidas. Mas a quantidade acumulada para as trocas varia de uma empresa para outra. Para ter milhas é preciso se cadastrar em um programa de fidelidade das companhias aéreas, como o Multiplus da Latam, Smiles da Gol, Amigo da Avianca e o Tudo Azul, da Azul.

Já os de pontos são oferecidos por programas de fidelidade de lojas, prestadoras de serviço e cartões de crédito. No primeiro caso, é possível trocar por descontos e produtos da própria empresa.

Para participar e aproveitar as vantagens é preciso se cadastrar (sem custo) no programa oferecido por seu cartão de crédito, que é específico de cada um, por isso é importante se informar a respeito das regras de acúmulo e troca de pontos. O cálculo é feito em relação aos valores gastos, mas a conta é sempre em dólar, ou seja, você gasta em real mas os pontos são convertidos em dólar e essa relação varia de acordo com as regras de cada empresa.

Também é possível transferir os pontos de uma empresa para outra, assim como para os programas de milhagem das companhias aéreas. Uma dica é sempre monitorar o acúmulo de pontos pelo site, telefone ou aplicativo do programa do qual participa, pois eles têm uma data de validade.

Principais programas de fidelidade

Agora que você sabe como funcionam os pontos e milhagens, confira os principais programas de fidelidade:

  • Multiplus

Acumula pontos de diversas empresas de vários segmentos que podem ser trocados no próprio site que já aponta o custo em pontos de cada produto ou serviço. A vantagem é que se você comprar com um cartão de crédito em uma loja parceira ganha pontos duas vezes: no cartão e na loja. Você precisa se cadastrar no site da rede e nas empresas participantes, sem esquecer de pedir pelos pontos nas compras, que vão se acumulando.

  • Dotz

Com mais de cem parceiros, a validade dos pontos acumulados em compras de sites parceiros e com cartões de crédito que pertencem ao programa é de quatro anos, mas não permite transferir pontos para companhias aéreas.

  • Livelo

Exclusivo para clientes dos programas Bradesco Fidelidade ou Ponto para Você, do Banco do Brasil, possui validade de dois anos para os pontos, permite a transferência de pontos para companhias aéreas, e possui mais de 30 parceiros. Também permite usar os pontos + dinheiro no momento do resgate.

  • NetPoints

Também permite a transferência para companhias aéreas, a validade dos pontos é de 3 anos e possui mais de cem parceiros. Acumula pontos de cartões de crédito em supermercados, postos de combustível, pet shops etc.

  • Smiles

Permite trocar pontos acumulados em cartões de crédito, bancos e redes de varejo e serviços por passagens aéreas das empresas parceiras e por produtos e serviços como crédito de celular e eletrodomésticos.