Conheça a história dos primeiros cartões de crédito do mundo

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como surgiram os cartões de crédito?
  2. Quando o cartão de crédito chegou ao Brasil?

Cada vez mais, os cartões de crédito são aceitos em estabelecimentos de pequeno ou médio porte e estão se tornando a primeira opção dos consumidores na hora de fazer compras. Além da facilidade e da segurança de não precisar sacar dinheiro em espécie a todo momento, o crédito ainda permite adiar o pagamento da conta e até parcelar a nova dívida, vantagens que também superam o uso do cartão de débito. O acúmulo de pontos em programas de fidelidade e milhagem é outro atrativo para conquistar novos adeptos.

Todo esse conforto explica a popularidade dos cartões de crédito em todo o mundo e essa já é a realidade dos brasileiros. De acordo com dados oficiais, só em 2016, a estimativa foi de quase 6 bilhões de transações feitas por meio de cartões de crédito no Brasil.

Como surgiram os primeiros cartões de crédito?

O primeiro cartão de crédito era feito de papel, e não de plástico, e surgiu nos Estados Unidos, ainda na década de 1920. Naquela época, era usado em postos de gasolina e redes de hotéis.  Foi somente nos anos 1950 que, de fato, esse sistema começou a funcionar e a ser uma opção aos velhos talões de cheque. Mesmo assim, não eram todos os estabelecimentos que aceitavam, era necessário que houvesse uma certa confiança entre o cliente e o vendedor.

O Diners Club International foi o primeiro cartão lançado no mercado, reunindo somente 200 clientes VIPs e cerca de 27 restaurantes cujos donos conheciam esses fieis frequentadores. No entanto, demorou apenas dois anos para que milhares de consumidores começassem a usar o crédito e o Diners se tornasse o primeiro cartão de crédito internacional. Em 1955, o plástico já havia substituído o papel, dando ainda mais durabilidade e resistência ao documento.

Em 1958, a concorrência crescia e a American Express também criou o seu cartão próprio. De acordo com o histórico da Visa, naquele ano, o Bank of America também inaugurou o seu primeiro cartão voltado para os consumidores de classe média e que poderiam ser usados em pequenos e médios estabelecimentos comerciais dos Estados Unidos. A bandeira Visa, porém, só foi assim batizada na década de 1960, atingindo mais de 12 milhões de pontos de venda. O MasterCard também data dessa mesma época.

Quando o cartão de crédito chegou ao Brasil?

O Diners foi o primeiro cartão a desembarcar no Brasil, em 1956, graças ao empresário Hanus Tauber, proveniente da República Tcheca, que havia comprado a franquia do Diners Club e fechou uma parceria com o engenheiro e empresário brasileiro Horácio Klabin.

Naqueles primeiros anos, o sistema era menos complexo e só permitia usá-lo como um cartão para compras, e não exatamente para efetuar qualquer operação financeira a crédito. Em 1968, 12 anos depois, foi inaugurado o Credicard, o primeiro cartão de crédito emitido por bancos no país.

A expansão não demorou a ocorrer e a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) foi criada em 1971, reunindo as primeiras empresas do setor e buscando ampliar a segurança das operações e da concorrência.

E você, já tem o seu cartão de crédito? Use a nossa ferramenta e descubra se ele é realmente o cartão ideal para o seu perfil: