Vale a pena parcelar sem juros no cartão?

Índice de Conteúdomenu

  1. Como funciona
  2. Vale ou não a pena?
  3. Faça as contas

Os cartões de crédito permitem parcelar o pagamento das compras sem juros. Essa opção é muito divulgada por comerciantes brasileiros e é bastante usada pelos consumidores finais.

A opção do parcelamento sem juros é dada pelo lojista. Nesse caso o preço do produto que se quer comprar é exatamente o mesmo, seja pagando à vista, seja pagando parcelado. Os juros já estão incluídos no preço do produto. Pagando à vista ou não, o preço não vai ser alterado. Nessa situação, vale mais a pena parcelar ou pagar à vista? É o que analisaremos nesse artigo.

Como funciona?

Muitos lojistas oferecem a opção de parcelamento sem juros de compras. Isso permite pagar aos poucos, especialmente quando se trata de um produto caro e não se tem como pagar tudo à vista.

Porém, tanto para compras à vista ou à prazo, é necessário ter o valor total do produto disponível no limite do cartão. No pagamento parcelado, o limite irá ser liberado conforme o pagamento das parcelas. Se os pagamentos forem feitos corretamente, não se incidem juros rotativos, e esta é uma das vantagens de se pagar parcelado, pois o valor pode ser distribuído ao longo dos meses.

Vale ou não a pena?

Se o preço é o mesmo à vista e parcelado, a taxa de juros já está precificada no valor do produto. Logo vale a pena pagar parcelado, tanto por uma questão de não ter de desembolsar o valor inteiro de uma só vez, quanto por poder investir o dinheiro das parcelas restantes no mercado financeiro, em especial na renda fixa. Veja aqui os melhores investimentos de renda fixa.

É possível também negociar um desconto com o lojista para o pagamento à vista, já que assim ele receberia o dinheiro muito mais rapidamente e pagaria taxas menores de parcelamento. Neste caso, o lojista está descontando o valor da taxa de juro e valeria a pena aproveitar esse desconto.

Alguns cartões de crédito, como o Nubank por exemplo, permitem antecipar as parcelas de uma compra parcelada e oferecem um desconto para isso.

Faça as contas

Em determinadas situações é benéfico comprar com parcelamento sem juros com cartão. Além de ser uma oportunidade para comprar algo sem ter todo o dinheiro no curto prazo, poderá ser uma forma de lucrar com investimento.

Contudo, é importante sempre ter os gastos controlados. Comprar parcelado não implica ter uma “folga” no crédito. O oposto é verdadeiro: como o valor todo é descontado do limite do cartão, é importante ponderar se depois terá limite suficiente para outras compras.

Ter os gastos no cartão controlados é uma parte fundamental para se obter saúde financeira e também de conseguir um controle efetivo dos seus gastos. É importante lembrar que o pagamento integral da fatura do cartão evita qualquer tipo de juros. Qualquer atraso no pagamento integral acarreta pagamento de juros no rotativo, um dos mais caros do mercado, mesmo com as novas regras do rotativo.

A dica final é: pague à vista apenas se for mais barato do que pagar parcelado.