O que é a data de vencimento do cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Escolha a melhor data de vencimento
  2. Posso pagar a fatura antes do vencimento?

Se você tem um cartão de crédito que usa com frequência, necessariamente você precisa ter uma vida financeira organizada. É preciso ter controle dos gastos para não se exceder e acabar contraindo uma dívida desnecessária.

O cartão de crédito pode dar aquela falsa impressão de que você tem dinheiro para gastar. Ter essa alternativa também pode incentivar as compras por impulso e, quando você menos espera, percebe que extrapolou seus limites.

A data de vencimento da fatura é uma das coisas que você deve observar sempre. Esse é o prazo limite para que você pague a conta do cartão sem multa e sem juros. Se você deixar passar essa data, o saldo devedor será bem maior a cada dia de atraso.

Escolha a melhor data de vencimento

Na hora de solicitar um cartão, a decisão sobre a data de vencimento é sua. Preste atenção na hora de estabelecer isso, pois a conta deve vencer depois que você já recebeu seu salário, do contrário será difícil você pagar.

Por exemplo: Se você recebe seu salário no quinto dia útil do mês, escolha o dia 15 como data de vencimento. Assim você já terá o dinheiro na conta e alguns dias a mais em caso de algum atraso.

Posso pagar a fatura antes do vencimento?

Nada impede que você pague a fatura do cartão de crédito antes da data de vencimento. Se você já tem o dinheiro em mãos e prefere adiantar, faça isso sim. Se você estiver precisando usar o cartão para fazer uma compra de valor significativo será até bom, pois com o pagamento realizado o seu limite de crédito volta a ficar mais alto.