Benefícios Visa e MasterCard valem a pena?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Benefícios oferecidos pela Visa e MasterCard
  2. Quando e porque usar os benefícios das bandeiras?

Sabia que as bandeiras de cartão de crédito também oferecem diversos benefícios? Bandeiras como Visa e MasterCard, por exemplo, oferecem alguns serviços que podem ser muito úteis.

As bandeiras Visa e a MasterCard são líderes no mercado nacional. A Visa é também a maior de todo o mundo, e a MasterCard é a segunda maior bandeira no Brasil.

No entanto, e embora nos focaremos nessas duas bandeiras, existem outras que são também muito expressivas, como o American Express, o preferido no segmento de alta renda.

A bandeira Elo também está crescendo muito no Brasil. Essa bandeira surgiu de uma parceria entre a Bradesco, o Banco Brasil e a Caixa Econômica.

Note que a bandeira não é o mesmo que a variante do cartão de crédito. A variante é o que define o nível do seu cartão, e é a variante que determina também os benefícios que o cartão te oferece. As principais variantes são: Nacional, Internacional, Gold, Platinum e Black.

No entanto, as próprias bandeiras oferecem alguns benefícios comuns para todos os cartões. Confira:

Benefícios oferecidos pela Visa e MasterCard

Um dos benefícios oferecidos por ambas as bandeiras é a proteção ao consumidor contra fraude e roubo de identidade. Visa e MasterCard também oferecem seguro de viagem, seguro automóvel e proteção nas compras.

Descontos em companhias aéreas, hotéis, e estações de combustível também são outros benefícios que os clientes dessas bandeiras podem usufruir.

A bandeira Visa oferece um Seguro de aluguel de automóveis mais vantajoso que o do MasterCard. Mas este último oferece proteção no retorno do dinheiro (apenas disponível em alguns cartões), um serviço que o Visa não disponibiliza.

A Visa oferece também descontos em lojas físicas e online. Entre elas estão lojas da área do vestuário, alimentação e viagens.

A MasterCard oferece um sistema de pontos para trocar por descontos em restaurantes ou em ingressos para o cinema.

Apesar destas pequenas diferenças, elas não são muito significativas. As maiores vantagens se prendem ao cartão em si, e não à bandeira.

Quando e porque usar os benefícios das bandeiras?

Em qualquer uma das bandeiras referidas podemos usufruir de descontos em viagens, pois elas têm parcerias com as companhias aéreas. Para quem gosta de viajar, essa é uma boa oportunidade para adquirir a passagem mais barata. Tem também descontos em hotéis, que pode ser úteis durante as viagens de negócios ou de lazer.

Os descontos em combustível são outro ponto positivo. É uma coisa que sempre precisamos, e se pudermos ter mais barato, porque não?

Para quem faz muitas compras online, ter um cartão das bandeiras Visa e MasterCard pode dar uma segurança extra com o sistema de proteção que oferecem. No entanto, é importante ver quais são as condições oferecidas.

As duas bandeiras sempre vão oferecendo novos benefícios. Por isso mesmo vale sempre a pena estar atento às informações que vão sendo enviadas pelas bandeiras para os clientes que têm os cartões de crédito.

Como é possível notar, as diferenças entre as bandeiras não são muito grandes. Por isso é importante colocar a sua atenção no cartão de crédito em si, com as suas taxas e condições específicas.

Como você pode perceber, são muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração antes de escolher o cartão de crédito ideal para você. Pensando nisso, nós do IQ 360 criamos uma ferramenta que te mostra qual é o melhor cartão para você de acordo com o seu perfil e benefícios que você deseja: o Comparador de Cartões de Crédito. Assim, você não precisa procurar site por site o cartão de crédito que você precise. Confira: