5 situações ruins para pedir um empréstimo

Por Redação IQ 360

situacoes-ruins-pedir-emprestimo

Os empréstimos são opções de crédito facilitado oferecidos por bancos ou financeiras, que devem ser pagos em prazos determinados, mas com o acréscimo de juros e encargos. Existem diferentes modalidades de crédito, que podem servir de auxílio em momentos chave da vida, como em problemas inesperados de saúde, pagar dívidas, quitar contas em atraso, comprar um carro ou casa etc.
Entretanto, em algumas situações, pedir um empréstimo pode ser ruim quando se precisa de dinheiro. Afinal, o valor deve ser pago com juros que são determinados pelo próprio banco ou instituição financeira, e as parcelas devem ser integradas e se enquadrar a sua renda mensal ou você corre o risco de se tornar inadimplente.
Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de consumidores com contas em atrasos e registrados em cadastros de devedores aumentou no primeiro semestre de 2018, com cerca de 63 milhões de CPFs restritos por falta de pagamento. É preciso tomar cuidado, pois o que parecia ser uma solução, pode se tornar um problema. Confira a seguir dicas de situações ruins para pedir um empréstimo.

Ter Dinheiro

Pedir empréstimo apenas pelo dinheiro sem ter um objetivo claro pode se tornar uma armadilha, pois você pode gastar sem perceber e criar dificuldade na hora do pagamento. Tente definir um objetivo claro para que peça o valor exato necessário, não se esqueça que você terá que pagar o valor emprestado com juros.

Compras

Evite pedir dinheiro emprestado para compras supérfluas. Avalie se o que quer adquirir pode esperar e guarde dinheiro para comprar à vista futuramente. Lembre-se de que todas as modalidades de empréstimos envolvem juros altos e devem se enquadrar em seu orçamento. Planeje-se para não adquirir uma dívida desnecessária, use a opção do rotativo do cartão ou cheque especial apenas em situações emergenciais.

Baladas

Sabe aquela balada com os amigos no final de semana? Está sem dinheiro pra ir? Talvez seja melhor ficar em casa. Use a opção do empréstimo apenas para situações emergenciais. Evite comprometer seu orçamento com situações que não são essenciais. Lembre-se de fazer um planejamento financeiro para que possa identificar seus gastos e conseguir fazer sobrar um pouco de dinheiro para saciar alguns desejos.

Entretenimento

Pretende viajar no feriado ou quer muito ir àquele novo parque de diversões, mas está sem dinheiro? Que tal usar o rotativo do cartão ou cheque especial só dessa vez? Esta pode ser uma péssima ideia. Principalmente se você não tem certeza se conseguirá pagar a quantia gasta. E, se acontecer algum imprevisto? Os juros acumulados dessas duas modalidades de crédito são as maiores do mercado e podem se tornar uma bola de neve.

Decoração

Sabe aquele quarto ou sala de foto de Pinterest? Maravilho, não é? Mas, será que você precisa dele tanto assim? Antes de pensar em usar um dinheiro que ainda não possui para comprar móveis e objetos de decoração sem necessidade, repense e avalie se sua atual situação financeira permite que você tenha esses gastos sem comprometer outras prioridades.