5 empréstimos mais populares no Brasil

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Consignado
  2. Cartão de Crédito
  3. Financiamento
  4. Pessoal
  5. Cheque Especial

Está precisando de dinheiro imediato e rápido? O empréstimo pessoal pode ser a melhor opção. Oferecido por bancos e instituições financeiras, ele pode ser pago em um prazo pré-estabelecido, com o acréscimo de juros e encargos. Mas, sem a necessidade de uma destinação específica, como acontece em financiamentos.

Além dessa modalidade, existem outros tipos disponíveis no Brasil, mas com critérios específicos. Pesquisas revelam que os brasileiros pedem empréstimos para várias finalidades, como quitar outras dívidas mais caras, comprar eletrodomésticos, reformar a casa e até mesmo pagar contas do dia a dia, como aluguel, água e luz.

Listamos para você os tipos de empréstimos mais populares no Brasil.

Consignado

Com os juros mais baixos do mercado, essa modalidade é a mais segura para os bancos e financeiras. Pois as parcelas são debitadas diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, esse é o tipo de empréstimo mais solicitado no país. Dados do Portal Meu Bolso Feliz revelam que 34% dos brasileiros já fizeram empréstimo consignado e a maioria usou o dinheiro para pagar outras dívidas ou o cartão de crédito.

Cartão de Crédito

No Brasil, atualmente, já são quase 52 milhões de usuários do cartão de crédito. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Desse total, quase metade parcela as compras pelo menos uma vez ao mês. Um em cada cinco usuários usa o cartão de crédito como extensão da própria renda, quando precisa comprar ou pagar algo, mas está sem dinheiro. A maioria diz que não conhecer a taxa de juros mensal quanto opta por pagar o mínimo da fatura, o que pode ser um risco, pois ela chega a mais de 300% ao ano.

Financiamento

Com uma finalidade específica esse tipo de linha de crédito também é muito popular no Brasil. Segundo levantamento do SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), cerca de 10% dos brasileiros fizeram algum tipo de financiamento nos últimos 12 meses. Na maioria dos casos quem contratou essa modalidade de crédito pretendia comprar um carro novo, bancar a faculdade ou realizar o sonho da casa própria.

Pessoal

Sem a necessidade de uma finalidade específica para o dinheiro, essa modalidade de crédito é oferecida e liberada por um banco ou financeira. No Brasil, entre todas as pessoas que tomaram algum tipo de empréstimo, 62,2% recorreram a empréstimo pessoal em bancos. Segundo pesquisa específica do SPC Brasil, a maior parte dos consumidores apela ao empréstimo pessoal para pagar dívidas de outros empréstimos, cartão de crédito e prestações.

Cheque Especial

Ao todo, os brasileiros devem cerca de R$24 bilhões no cheque especial, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos, e quase metade das pessoas que usam essa linha de crédito recorre a ela todos os meses.  Na maioria dos casos o dinheiro é usado para cobrir imprevistos com doenças e quitar dívidas em atraso. Boa parte das pessoas desconhece o valor dos juros cobrados nesse tipo de operação que oferece uma linha de crédito fácil e sem burocracia, o que facilita se envolver em uma bola de neve e chegar à inadimplência.