Banco ou financeira: onde fazer um empréstimo pessoal?

Por Diana Ribeiro

banco-financeira-emprestimo-pessoal

Você quer pedir um empréstimo pessoal, mas está em dúvida se é melhor fazer a solicitação para um banco ou para uma financeira? Neste artigo vamos esclarecer suas dúvidas de como funciona cada um e qual a melhor opção para você. Confira!

Banco x financeira: como funciona cada um?

Os bancos concedem empréstimo para seus clientes ou aqueles de quem conhecem o histórico financeiro. Você pode pedir empréstimo para um banco que não é cliente, basta levar o histórico do seu banco anterior.
Justamente por emprestar dinheiro apenas para clientes que têm condições de pagar suas contas, os bancos oferecem taxas menores, pois avaliam que a chance de inadimplência é baixa e sabem que correm menos risco.
Já as financeiras aceitam clientes mesmo sem conhecer completamente seu histórico financeiro, por isso não sabem se são pessoas que pagam as contas em dia. Desta forma, as financeiras geralmente cobram taxas mais altas, pois aceitam um risco maior de inadimplência.

Quais são as taxas de juros?

O CET, que é a soma de todas as taxas cobradas no empréstimo, dos bancos é menor do que o CET das financeiras. Essas informações foram divulgadas em um estudo da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Como vimos, isso significa que o empréstimo pessoal ficará mais caro se contratado por uma financeira em relação ao mesmo pedido no banco.
Portanto, se pensa em pedir um empréstimo pessoal vá primeiro aos bancos do governo, como o Banco do Brasil, pois terão as melhores taxas. Seguido pelos bancos privados e por último as financeiras. Veja as taxas média dos juros de 5 bancos de acordo com o Banco Central, a consulta foi realizada em julho de 2018.

BancoTaxa de juro ao mês (%)
Banco do Brasil3,67%
Santander4,36%
Itaú4,69%
Caixa Econômica Federal4,72%
Bradesco5,30%

Confira agora a taxa de juros de 5 financeiras e note que a menor taxa de juros chega a ser o dobro da taxa média dos bancos.

FinanceiraTaxa de juro ao mês (%)
Omni8,18%
Losango8,27%
Dacasa14,13%
Pernambucanas15,99%
Crefisa20,05%

 

Qual vale mais a pena?

Não existe uma resposta universal para essa questão. Tudo depende do seu perfil e da sua situação financeira. Se você tem uma boa relação com o banco em que é correntista e paga suas contas em dia, é aconselhável procurar o seu gerente e analisar a proposta dele para o seu pedido de empréstimo, provavelmente a taxa de juros será melhor do que a das financeiras.
Lembrando que os bancos também concedem empréstimo a negativados, as taxas de juros possivelmente ainda serão mais baixas do que as financeiras desde que o cliente não tenha um histórico de inadimplência recorrente.
No entanto, se você não tem um bom histórico com o seu banco, estando ou não negativado, a sua taxa de juros também será alta. Nesse caso vale a pena, consultar as duas opções e verificar qual a mais vantajosas para você. Não se esqueça de sempre olhar o CET (custo efetivo total), pois nele estará as taxas de juros + todos os encargos cobrados. É importante ressaltar que as taxas de juros que mostramos aqui são taxas médias e podem variar de acordo com o seu perfil.
Independente do seu histórico financeiro, vale a pena também consultar a opção de empréstimo online, geralmente as taxas de juros são mais vantajosas. O IQ Empréstimo é parceiro de diversas instituições com taxas atrativas, faça uma simulação e compare!
Na dúvida sobre qual empréstimo pedir? Utilize o simulador de empréstimo do IQ360 e descubra qual o melhor para você! Nele você tem a certeza de contratar empréstimos apenas com empresas confiáveis e seguras.

IQ Empréstimos

Encontre o melhor crédito para o seu perfil

Simule já