Cetelem: conheça os empréstimos e as taxas de juros

Por Maria Teresa Lazarini

cetelem-emprestimo

Parte do grupo financeiro francês BNP Paribas, o Banco Cetelem iniciou as operações no Brasil em 1998. Focado no mercado de crédito, os produtos oferecidos pela instituição financeira são: empréstimos pessoal e consignado, financiamentos, seguros e serviços assistenciais.

O Banco Cetelem não possui lojas ou uma rede de agências bancárias, como os maiores bancos presentes no Brasil. A instituição financeira tem apenas uma agência, a 0001, localizada em Barueri (SP), onde fica a matriz da empresa.

O relacionamento com o cliente acontece pelo telefone da central de relacionamento. Alguns produtos, como o empréstimo pessoal, podem ser contratados por meio da Área do Cliente no site da empresa. No entanto, algumas soluções ainda estão restritas à contratação apenas pelo telefone do Cetelem, como é o caso do empréstimo consignado.

Neste artigo, você vai conferir quais são os empréstimos oferecidos pelo Cetelem, suas taxas de juros, condições de parcelamento e se vale a pena solicitar crédito com a empresa.

Quais são as opções de crédito do Cetelem?

No setor de empréstimos, o Banco Cetelem oferece três opções – as taxas de juros podem ser conferidas no portal do Banco Central do Brasil. Veja a seguir as características de cada uma delas:

Empréstimo pessoal: esse tipo de crédito pode ser utilizado para diversos fins, como reformar a casa, viajar ou pagar os estudos. Se o cliente deseja um empréstimo pessoal da Cetelem, ele pode solicitar pela Central de Relacionamento, no telefone, ou pela Área do Cliente, que fica no site. No empréstimo pessoal, não é preciso informar a finalidade do uso do dinheiro.

Conforme verificado no portal do Banco Central do Brasil em 12 de dezembro de 2018, o Banco Cetelem (registrado como BNP Paribas) é o que oferece as menores taxas de juros para empréstimo pessoal no mercado.

  • Taxas: 1,05% ao mês (a.m.), o equivalente a 13,30% ao ano (a.a.);
  • Valores: o Banco Cetelem não informa o máximo de contratação;
  • Prazos: o Banco Cetelem não informa o prazo de contratação.

Empréstimo consignado aposentados/pensionistas INSS: esse tipo de crédito é exclusivo para aposentados ou pensionistas do INSS e não faz consulta de CPF. Por ser um empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é descontado diretamente do benefício do cliente, além de ser a modalidade de crédito mais barata do mercado. Para solicitar o consignado, é necessário ligar para a Central de Relacionamento.

  • Taxas: 1,63% a.m., o equivalente a 21,43% a.a.
  • Valores: até 30% do benefício líquido;
  • Prazos: até 72 meses para pagar.

Empréstimo consignado público: esse tipo de crédito é exclusivo para servidores públicos e militares do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Por ser um empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento. Para solicitar o consignado, é necessário ligar para a Central de Relacionamento.

  • Taxas: 1,70% a.m., o equivalente a 22,42% a.a.;
  • Valores: até 30% da remuneração líquida;
  • Prazos: até 96 meses para pagar, mas pode variar.

Crediário: esse modelo de crédito do Cetelem é um meio de pagamento que financia compras em lojas parceiras do banco. O pagamento do crediário é feito em parcelas fixas, que são determinadas no momento da contratação. O prazo e as taxas do crediário também serão informados na contratação, momento em que o cliente tem de apresentar um documento com foto e CPF.

Como contratar empréstimo com o Cetelem?

O Banco Cetelem possui métodos diferentes de contratação. Um deles é a Área do Cliente, em que o cliente cadastra os dados no site e cria um login para solicitar algum produto financeiro. O telefone da Central de Relacionamento é outra maneira de contratação disponível no Banco Cetelem.

Veja a seguir qual é a maneira de contratação para cada produto:

  • Empréstimo pessoal: por meio da Área do Cliente (online) ou pelos telefones da Central de Atendimento;
  • Empréstimo consignado: somente pelos telefones da Central de Atendimento;
  • Crediário: o cliente deve solicitar o crediário na loja parceira do Cetelem.

Para contratar um produto de crédito (empréstimo pessoal, consignado ou crediário) é necessário informar os dados pessoais do cliente. Com informações como CPF, nome completo e data de nascimento, o Banco Cetelem terá acesso ao score de crédito do cliente para determinar se ele é um bom pagador.

Após analisar o perfil do cliente, o Cetelem vai responder se a solicitação de crédito foi aprovada ou negada. Em caso positivo, o último passo é assinar os contratos do crédito. O dinheiro será liberado na conta do cliente no momento da contratação ou após alguns dias – a depender da modalidade de crédito.

Qual é o telefone do Cetelem?

A Central de Relacionamento com o Cliente do Cetelem funciona de segunda à sábado das 8h às 22h. Confira os telefones, que são divididos por produtos:

Cartão de Crédito, Cartão Consignado, Seguros e Crediário
4004-7990 (Capitais e regiões metropolitanas)
0800 704 1166 (Demais localidades)

Crédito Consignado
4004-5280 (Capitais e regiões metropolitanas)
0800 701 5280 (Demais localidades)

Já o Serviço de Apoio ao Cliente funciona 24h por dia, 7 dias por semana, a partir destes números:

Cartão de Crédito, Cartão Consignado, Seguros e Crediário
0800 286 8877 ou 0800 726 0604 (deficiente auditivo)

Empréstimo Consignado
0800 724 5904

Vale a pena pedir empréstimo no Cetelem?

O Banco Cetelem é uma empresa de crédito muito confiável, que já está no mercado brasileiro há mais de 20 anos. Ele é parte da multinacional francesa BNP Paribas, que atua com finanças há mais de 50 anos na Europa, o que confere credibilidade e segurança para a instituição lidar com o dinheiro dos clientes.

No Reclame Aqui, maior portal de reclamações do Brasil, o Cetelem está com nota 7,1, numa escala de 0 a 10. Segundo o Reclame Aqui, essa avaliação é considerada boa para uma empresa. Em comparação com outras empresas que oferecem empréstimo, como a BV Financeira com nota 1,5 e a Geru, com 8,8, o Cetelem está numa posição intermediária de bom atendimento aos clientes.

As opções de empréstimo no Cetelem são vantajosas, principalmente por conta da taxa de juros menor que a de concorrentes. O empréstimo pessoal, por exemplo, era a mais baixa do mercado brasileiro, conforme consulta ao Banco Central em dezembro de 2018.

Se você está buscando um empréstimo ideal para o seu perfil, faça uma simulação aqui com o IQ Empréstimos!