Como aumentar suas chances de ser aprovado em um financiamento de automóvel

Por Redação IQ 360

aprovado-financiamento-carro

Comprar um carro à vista está fora da realidade da maioria dos brasileiros, especialmente em tempos de crise econômica. Para adquirir um carro, o melhor caminho é conseguir um financiamento de automóvel e ir pagando as parcelas aos poucos, durante alguns anos. E para conseguir esse financiamento é preciso ficar atento aos requisitos exigidos pelos bancos.
Confira as dicas dos especialistas para aumentar suas chances de ser aprovado em um financiamento de automóvel

Avaliação do perfil de crédito

Ao solicitar um financiamento em um banco ou instituição financeira, é preciso estar com o nome limpo. Se você estiver com dívidas e o seu CPF na lista dos serviços de proteção ao crédito, é melhor primeiro pagar o que deve para só depois pensar em pedir o financiamento. A primeira fase de qualquer análise por parte dos bancos começa justamente nessa verificação no banco de dados da Serasa e do SPC. Se o seu histórico é de bom pagador, aí o seu score será alto e compatível com os requisitos mínimos.

Idade do solicitante

Para conseguir um financiamento de automóvel também é obrigatório ter entre 18 e 70 anos de idade. Na prática, porém, é a partir dos 20 anos que os bancos começam a liberar o crédito, até para conseguir avaliar com mais cuidado a capacidade do cliente em honrar com a dívida. Para os mais velhos, existe o risco de doença e morte, então isso pode ser um complicador. Tenha isso em vista.

Comprove sua renda

Para conseguir um financiamento, você terá que entregar documentos que comprovem que a sua renda mensal é compatível com o valor da parcela. Para trabalhadores que têm um holerite, isso fica mais fácil. Profissionais liberais e freelancers precisam de algum documento que possa servir de comprovação. Sem isso, as chances diminuem. Converse com um contador e veja quais documentos podem servir nesses casos.

Junte um valor para a entrada

Por mais descontos que a concessionária possa oferecer aos clientes, principalmente em momentos mais críticos da economia, é no financiamento junto aos bancos que a entrada vai ser cobrada de alguma forma. Os bancos dificilmente vão aprovar um financiamento de 100% do valor do carro. Em média, é preciso ter um investimento inicial de 20% do valor do veículo para solicitar um financiamento. Se você não tiver esse dinheiro agora, considere fazer um pequeno investimento antes de visitar o gerente do seu banco.
Por último, não se esqueça de pesquisar em vários bancos e financeiras e fazer simulações, analisando as taxas de juros incidentes. Nem sempre a melhor oferta estará no banco que você já é correntista.