Como pedir um empréstimo

Por Redação IQ 360

Um empréstimo, na realidade, é um contrato entre uma pessoa e alguma instituição financeira que concede uma quantia em dinheiro, sem destinação específica, que deve ser paga em parcelas e prazos estabelecidos. As regras desse acordo são definidas pelas próprias instituições: taxas de juros, valores, renda mínima, multas, encargos etc.
Os empréstimos podem ser fornecidos por bancos ou outras financeiras, mas nenhuma delas é obrigada a isso. Pesquise quais são autorizadas no Banco Central (BC) para evitar cair em fraudes e consulte quais são as taxas oferecidas por cada uma, para escolher a que melhor se encaixa em seu perfil financeiro.
Caso você seja funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS poderá ter acesso ao empréstimo consignado, que possui juros menores e o desconto das parcelas são feitos diretamente na folha de pagamento ou benefício, embora não possa ultrapassar 30% da renda total. Confira a seguir o passo a passo com dicas de como conseguir um empréstimo:

Passo a passo de como solicitar seu empréstimo

Objetivo
Para qual finalidade você precisa de dinheiro? Qual o valor? Quanto da sua renda estará disposto a comprometer? Essas são as primeiras perguntas que devem ser respondidas para você mesmo, antes de solicitar formalmente um empréstimo. Lembre-se de que você precisará negociar e convencer o banco ou instituição financeira a oferecer o melhor negócio. E, sabendo o que pretende conseguir ajuda a definir a melhor estratégia. Embora a liberação do dinheiro não esteja atrelada ao seu uso, um objetivo definido pode ajudar a conseguir as melhores opções.
 
Escolha da instituição
Depois de pesquisar quais instituições financeiras estão autorizadas pelo BC, compare as taxas de juros e encargos para saber qual oferece melhor negócio. O processo é bem simples e direto. Basta ir até o local escolhido com os documentos necessários e solicitar o crédito. Entretanto, inadimplentes têm risco de não conseguir acesso ao crédito, portanto para ter chances é preciso apresentar garantias de que conseguirá pagar. Por isso, quando caso você receba o salário no banco onde pretende conseguir o empréstimo, há mais probabilidade de conseguir ser aprovado.
 
Análise de Crédito
Ao solicitar um empréstimo em algum banco ou outra instituição financeira, você será avaliado para saber se estará apto a receber o dinheiro e quais condições de juros e parcelas terá acesso. Geralmente os bancos classificam os clientes em categorias de acordo com o perfil e levam em consideração se ele está empregado, se trabalha em uma empresa estável, qual o salário, cargo que ocupa, histórico de pagamento, se tem patrimônios ou aplicações financeiras e se tem nome sujo na praça. Esses critérios costumam definir o perfil de quem oferece menos riscos ao banco e, por isso, recebem melhores opções de acordos e taxas. O score de crédito também é levado em consideração e pode ser acessado no site do SPC/Serasa.
 
Documentos
Além do RG, CPF e/ou CNPJ, comprovante de renda e comprovante de residência, que podem ser solicitados pelas instituições para liberar o empréstimo, certifique-se de levar orçamentos, planos de negócios (no caso de precisar do dinheiro para algum empreendimento), estimativas e cálculos de quanto poderá pagar mensalmente e quais suas condições de quitação do débito.
 
Leia tudo
Agora que seu empréstimo foi aprovado, chegou o momento de assinar o contrato. Nunca, jamais, assine nada sem antes ler. Faça questão de entender todas as variáveis envolvidas (multas por atraso, facilidades com pagamento antecipado, encargos etc.) e o valor final que será pago, somando todos os custos e juros. Verifique todos os detalhes que achar necessário.