Como ser contemplado em um consórcio

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Valor de lance do consórcio
  2. Lance de antecipação de parcelas do consórcio
  3. Lance de mesmo valor em um consórcio
  4. Lance com carta de crédito em um consórcio

Entrar em um consórcio para adquirir um carro ou uma moto pressupõe um pouco de sorte. Você escolhe a administradora do consórcio, entra em um grupo de pessoas que também estão interessadas em comprar aquele veículo e paga uma parcela mensal fixa, sem taxa de juros, até o final do contrato. A cada mês, um ou dois cotistas são sorteados com a carta de crédito para receber o veículo. No entanto, quanto maior for o número de consorciados, menor é a chance de você ser o contemplado da vez e o risco de ficar no final da fila existe.

Em função disso, existem outros mecanismos dentro do consórcio que podem acelerar a retirada do automóvel antes do fim do prazo. São os chamados lances, que funcionam como se fossem leilões entre os cotistas. Saiba como funciona essa opção:

Valor de lance do consórcio

Como não existe um valor médio para o lance em consórcios, os especialistas indicam que o melhor caminho é participar das assembleias promovidas pelas empresas administradoras. Assim, você poderá entender como funciona o lance no seu grupo de consórcio. Procure conversar com outros cotistas já contemplados para saber quanto tempo eles levaram para juntar um determinado valor e apresentá-lo como lance. O mais comum é que os participantes tenham concorrido em mais de um lance até conseguirem que o seu fosse o maior. A cada tentativa, se o seu lance não for o contemplado, o mais indicado é deixar o dinheiro rendendo para ser lançado na próxima rodada.

Lance de antecipação de parcelas do consórcio

Uma das modalidades de lance mais comuns nos consórcios é o de antecipação das parcelas. Para participar, é necessário informar a administradora sobre o seu interesse antes da realização do sorteio e quantas parcelas pretende dar de lance, além daquela que será paga no mês corrente. O cotista que apresentar o maior valor será o ganhador. Já os demais participantes do lance não pagam o valor anunciado e podem guardar o dinheiro para o próximo lance.

Lance de mesmo valor em um consórcio

Dentro dos consórcios, também existe a opção de todos os cotistas apresentarem o mesmo valor como lance. Nessa modalidade, há um sorteio específico entre esses interessados e as chances de ganhar são maiores do que as de um sorteio mensal comum.

Lance com carta de crédito em um consórcio

A última opção de lance para tentar ser contemplado no consórcio é por meio da carta de crédito. Ou seja, se você foi o contemplado do sorteio geral também pode usar a carta de crédito no lance. No entanto, essa modalidade é mais vantajosa em consórcios de imóveis e não exatamente de veículos.