Conexão de Conta online para contratar Empréstimo é seguro?

Por Diana Ribeiro

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é conexão de contas online?
  2. Por que fazer conexão de contas?
  3. Como funciona a conexão de contas?
  4. Conexão de conta é realmente seguro?

Talvez você já tenha ouvido falar em conexão de contas online e até mesmo sabe o que é, mas se sentiu inseguro na hora de usar. Essa é uma prática comum utilizada por instituições financeiras na hora de solicitar empréstimo online. Neste artigo vamos te explicar exatamente o que é a conexão de contas online, como funciona, o porquê usar e te contar se é realmente seguro.

O que é conexão de contas online?

Se você pensou em solicitar um empréstimo online, mas desistiu por não entender o que é a conexão de contas, fique calmo, é algo simples. Ao solicitar a conexão de contas, a instituição financeira solicita a visualização da sua conta bancária online, o conhecido internet banking.

Isso significa que você passa a compartilhar a sua movimentação bancária com a empresa que pretende contratar o empréstimo online. Dessa forma ela será capaz de identificar o quanto entrou e o quanto saiu da sua conta, avaliando a sua capacidade de pagar as parcelas da dívida. Essas informações servem para comprovação da sua renda.

A senha do internet banking será solicitada, mas fique tranquilo! A conexão de conta permite apenas a visualização da sua conta, não é possível realizar qualquer transação sem a sua autorização. NUNCA forneça sua senha utilizada no caixa eletrônico ou a senha do cartão de crédito, somente a senha do internet banking e APENAS para instituições confiáveis.

A título de curiosidade, a ferramenta também é utilizada pelo aplicativo Guia Bolso, o app é um dos gerenciadores financeiros mais baixados na Apple Store e na Play Store.

Por que fazer conexão de contas?

Utilizar a conexão de contas é vantajoso tanto para você como para a instituição financeira. Ao se conectar a sua conta bancária, a empresa tem acesso ao seu extrato bancário, dados suficientes para traçar o seu perfil financeiro. Essa informação é importante por dois motivos:

  • Análise de crédito: a financeira usará seus dados para fazer uma análise de crédito. Eles analisarão o seu perfil financeiro e os dados da sua conta bancária serão usados para comprovação de renda. Isso evita que a empresa solicite vários documentos, como holerites e extratos bancários de diversos meses anteriores.
  • Taxa de juros personalizada: se a instituição financeira conhecer melhor o seu perfil financeiro é possível conceder uma taxa de juros personalizada O que significa que de acordo com seus dados, a empresa avalia a sua capacidade de pagamento e pode conceder juros melhores para o seu empréstimo.

Como funciona a conexão de contas?

Depois de escolhida a instituição financeira em que deseja solicitar o empréstimo, entre no site e clique em solicitar empréstimo online. Depois disso, cadastre-se com seus dados pessoais. Quando já estiver cadastrado, você será direcionado a página de verificação bancária, é nesse momento que irá ocorrer a conexão de contas.

Depois disso, escolha o seu banco, digite a agência e a conta. Depois, forneça a sua senha do internet banking. Isso mesmo, a senha do internet banking, não a senha do seu cartão! Mas lembre-se, não há motivo para desconfiança, essa senha dá apenas acesso para visualizar a sua conta, nunca para realizar transações. Na sequência será feita a sua análise de crédito.

Fique atento, pois algumas instituições financeiras não aceitam conta poupança, apenas conta corrente ou salário. E lembre-se de que é importante que a conta que fará conexão seja a conta em que você recebe o seu salário ou tenha movimentação bancária, pois isso é fundamental para a comprovação de renda.

Conexão de conta é realmente seguro?

Sim! Se você escolheu uma instituição financeira de confiança, fazer conexão de contas é algo simples e seguro. Algumas empresas confiáveis que realizam empréstimo online e usam a conexão de contas são: Just, Rebel e Ferratum. Veja também 4 dicas para não cair em golpes de empréstimos.

A conexão de contas é uma ferramenta que verifica sua conta bancária de forma rápida e segura. A empresa só tem acesso a visualização dos seus extratos bancários que serão usados para comprovação de renda, sendo assim não há necessidade de enviar diversos extratos bancários ou holerites por email, fax ou correios. Utilizar essa tecnologia é vantajoso para os dois lados, pois agiliza o processo de análise de crédito. O que faz com que o empréstimo seja mais rápido.

Na dúvida sobre qual empréstimo pegar? Utilize o simulador de empréstimo do IQ360 e descubra qual o melhor para você, nele você tem a certeza de contratar empréstimos apenas com empresas confiáveis e seguras!