Por que não pegar empréstimos com agiotas?

Por admin

emprestimo-agiota

Você está cheio de dívidas, teve seu pedido de empréstimo negado pelo banco e não sabe mais o que fazer para sair dessa situação. E agora, o que fazer? Se podemos te dar um primeiro conselho, ele é: não pegue dinheiro com um agiota nos momentos de desespero.
Além de não ser recomendado por conta dos juros, pegar empréstimo com agiotas pode ser perigoso. Neste texto te mostraremos o porquê e apontaremos outras formas de empréstimo para você sair dessa situação sem buscar um agiota.

Não faça empréstimo com agiotas

Antes de mais nada, é importante lembrar que agiotagem é crime. Ser agiota é ilegal e pode levar a pessoa à cadeia. Segundo a lei 1.521/51, tem como pena de 6 meses a 2 anos de detenção. Empréstimos feitos por eles não tem valor legal, já que não são garantidos pelo Banco Central. Por conta disto, um agiota também pode mudar o combinado quando quiser.
Além disso, agiotas trabalham com juros altos e com um tempo curto para que você devolva o dinheiro. É um valor muito grande que é cobrado de volta. Em quase todos os casos, esses juros são muito maiores do que os pedidos pelos bancos – ou seja, ele vai cobrar de você muito mais dinheiro do que te emprestou. Só isso já tornaria pouco recomendável pegar empréstimos com agiotas. Mas essa prática também pode não ser segura.
São vários os casos em que agiotas cobram de forma violenta o pagamento de empréstimos feitos. Ameaças, agressões e outras formas de violência podem ser práticas comuns. É um risco de vida real que você corre pegando empréstimos com eles. Pode parecer que estamos falando de um filme, mas é real: sem garantias legais que vão receber o dinheiro de volta, os agiotas encontram seus meios para assegurar que vão ter o pagamento. E muitas vezes isso é feito na base do medo e das ameaças. É preciso ter cuidado.

O que fazer para sair das dívidas sem pegar dinheiro com agiotas?

Por mais que bancos possam ter recusado seu pedido, existem outras formas de empréstimo que você pode conseguir sem pagar as dívidas – e sem recorrer a agiotas. Em nosso texto de Empréstimo para negativados explicamos diferentes formas que você pode pegar empréstimo. As mais recomendadas são:

  • Empréstimo consignado

Aposentados, pensionistas e servidores públicos têm a opção do empréstimo consignado mesmo se estiverem negativados. Nesse caso, o pagamento é descontando da folha de pagamento ou, no caso de aposentados ou pensionistas, diretamente do benefício do INSS.
Como os bancos e financeiras têm a garantia do pagamento, esse tipo de empréstimo costuma ter juros mais baixos.

  • Refinanciamento de imóvel

Essa modalidade de crédito pessoal é destinada a pessoas que têm imóvel próprio e quitado. Nesse caso, o imóvel entra como garantia no empréstimo. Caso se deixe de pagar o empréstimo, o imóvel pode ser tomado pelo banco. Ainda assim, é importante que o bem continua sendo seu, só está nas mãos do banco durante o período do empréstimo.
Dependendo da instituição, pode-se conseguir um empréstimo de até 60% do valor do imóvel. Como se tem uma garantia, o valor do empréstimo costuma ser maior e os juros menores que um empréstimo para negativado.

  • Refinanciamento de veículo

Seguindo a mesma linha do refinanciamento de imóvel, o refinanciamento de veículo usa como garantia um carro ou moto, se estes estiverem quitados. Igualmente, o bem continua sendo seu e só é propriedade do banco durante o período do empréstimo.
O valor do empréstimo varia de acordo com a instituição, mas sempre será proporcional ao valor do veículo. Então, quanto mais novo o veículo, melhores as condições do empréstimo.
Para mais opções, você pode usar nosso Simulador de Empréstimos e descobrir em detalhes o empréstimo ideal para você. Conseguindo seu empréstimo, é hora de acertar suas finanças. Começar a olhar seus gastos, tentar diminuir despesas e sair de vez das dívidas. Para isso, veja nossas 5 dicas para começar a organizar sua vida financeira. Nossos textos de finanças pessoais também vão te ajudar a dar os passos seguintes.
Lembre-se: procure um meio legal de conseguir seu empréstimo. Pegar dinheiro emprestado com agiota não deve ser uma opção.