Empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS

Por Redação IQ 360

emprestimo aposentado pensionista inss

Aposentados e pensionistas do INSS tem à sua disposição uma alternativa de crédito com juros mais baixos e desconto direto do benefício. Entenda como fazer e quais são as vantagens do empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS.

O que é o empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS

No empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS, o pagamento das parcelas do crédito concedido é descontado diretamente do benefício do INSS. Isso faz com que esse empréstimo tenha taxas de juros mais baixas, já que o banco ou instituição financeira tem a garantia do pagamento.

Um ponto positivo é que o crédito é aprovado sem a necessidade de avalista e sem burocracia. Também pode ser solicitado inclusive por quem está negativado, pois não há consulta nos órgãos de restrição de crédito como, por exemplo, SPC e Serasa.

Quem pode fazer o empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS

O próprio nome já diz: quem pode fazer esse empréstimo são os aposentados e pensionistas do INSS, seja por tempo de serviço, aposentadoria rural, ou qualquer outro tipo de segurados.

Aposentados e pensionistas do INSS podem procurar um banco ou instituição financeira conveniada com o INSS, que é o gestor do benefício, e solicitar esse tipo de crédito. Encontrar uma instituição não é o problema, já que a maioria possui convênio com o INSS.

A contratação do empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS está sujeita à aprovação de crédito. O valor da prestação mensal descontada do benefício não pode ser maior do que 35% do valor líquido recebido. Sendo 30% para o empréstimo consignado e 5% exclusivo para despesas com cartão de crédito.

Diferenças em relação ao empréstimo consignado tradicional

Aposentados e pensionistas do INSS têm algumas vantagens aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência, que diminuiu o teto máximo de juros aplicados nesse tipo de empréstimo.

Visando impedir um endividamento muito alto e diminuir o risco de inadimplência, os novos tetos possibilitam a migração de dívidas mais caras para opções mais baratas. O teto máximo de juros cobrados ao mês nas operações de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS caiu de 2,14% para 2,08%.

Além disso, aposentados e pensionistas podem ter até nove contratos de empréstimo consignado ativos ao mesmo tempo, desde que não comprometam mais de 30% do valor líquido do benefício recebido.

Uma preocupação por parte de alguns aposentados na hora de solicitar um empréstimo é o limite de idade. Embora não haja um limite oficial estabelecido, bancos e instituições financeiras estão livres para decidir a idade limite, o que pode se tornar um empecilho.

Normalmente as instituições liberam esse tipo de empréstimo até 75 anos, outras até 80 anos. Outra situação comum é o limite de crédito. Algumas instituições pré-estabelecem limites de crédito de acordo com a idade do solicitante. Porém, essa pratica varia de acordo com a instituição.

Bom lembrar que o beneficiário não é obrigado a fazer o empréstimo no mesmo banco em que recebe o pagamento do seu benefício do INSS. O cliente está livre para optar pelo banco ou financeira que oferecer as menores taxas e condições. Por motivos de segurança, o dinheiro do empréstimo só será creditado diretamente na conta bancária em que a pessoa recebe o benefício.

Vantagens em relação ao empréstimo tradicional

  • Facilidade para contratar

A contratação desse tipo de empréstimo é mais fácil e menos burocrática, sem consulta no SPC ou Serasa, sem avalista, fiador ou qualquer outra garantia.

  • Praticidade

Diversos bancos possuem convênio com o INSS e fornecem o empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS. Isso inclui os grandes bancos e até as financeiras.

  • Prazos mais longos

Os prazos para esse empréstimo costumam ser longos, com pagamentos fixos e juros baixos.

  • Comodidade

A parcela do empréstimo já vem descontada diretamente do benefício do INSS. Dessa forma, você não precisa se incomodar e lembrar de pagar mensalmente.

  • Rapidez

Como não tem muita burocracia, o crédito consignado é avaliado e liberado rapidamente e o dinheiro logo está disponível na conta. Dependendo do banco, depois de aprovado, o dinheiro está disponível em até 24 horas.

  • Controle

O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS tem um valor máximo calculado de acordo com o valor líquido do benefício recebido, por isso não compromete tanto o orçamento.

  • Taxas de juros menores

O empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS tem taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito disponíveis no mercado, inclusive as do empréstimo consignado tradicional. Isso acontece porque há a garantia de recebimento das parcelas por parte dos bancos e instituições financeiras e resoluções do Conselho Nacional de Previdência.

  • Não tem consulta ao SPC ou Serasa

Mesmo com o nome sujo é possível pegar um empréstimo consignado, já que não há consulta nos órgãos de restrição de crédito.