Contratar empréstimo online ou pelo banco: qual vale mais a pena?

Por Renan Marques

emprestimo-banco-fintech

Você está pensando em pedir um empréstimo, mas ainda está em dúvida se é melhor fazer a solicitação para um banco ou pedir um empréstimo online? Neste texto vamos te contar tudo sobre as duas maneiras de contratar um empréstimo e qual a melhor opção para você. Confira!

Banco x fintech: como funciona pedir empréstimo em cada um

Antes de começarmos, você sabe o que é uma fintech? Entenda melhor o que são as fintechs e como atuam nesse texto aqui. Mas, basicamente, fintech é uma empresa que se utiliza da tecnologia para oferecer um produto ou serviço financeiro. São empresas que mesclam finanças e tecnologia, como o próprio nome diz. Sendo assim, empresas que oferecem empréstimo online são fintechs. E sim, é seguro fazer empréstimo online! Mas cuidado com os golpes, certifique-se que a empresa que está contratando é idônea. Veja 4 dicas para não cair em golpes.
As fintechs que oferecem empréstimo online geralmente são correspondentes bancárias e não realizam operações de crédito diretamente. São parceiras de bancos, instituições financeiras e até mesmo de outras fintechs e a partir disso conseguem direcionar o cliente para as melhores taxas de juros de acordo com o perfil financeiro. Ou seja, intermediam o processo de contratação de empréstimo juntos às instituições financeiras e bancos. Desta forma, conseguem oferecer taxas mais atrativas mesmo sem conhecer completamente seu histórico financeiro. O IQ Empréstimo é um bom exemplo disso.
Já os bancos concedem empréstimos para seus clientes ou para pessoas que eles têm acesso ao histórico financeiro. Você pode pedir empréstimo para um banco que não é cliente, basta apresentar o histórico do seu banco atual e aguardar a análise. Justamente por emprestar dinheiro apenas para clientes que têm condições de pagar suas contas, os bancos não oferecem as taxas mais altas do mercado, pois avaliam que a chance de inadimplência é baixa e sabem que correm menos risco.

Quais as taxas de juros?

As taxas médias de juros para contratar empréstimo online são semelhantes às dos bancos. Além de olhar a taxa de juros não se esqueça de sempre analisar o CET (custo efetivo total), que é a soma de todas as taxas cobradas no empréstimo.
Confira as taxas de juros média de 5 bancos.
As informações são do Banco Central e foram consultadas em julho de 2018.

BancoTaxa de juro ao mês (%)
Banco do Brasil3,67%
Santander4,36%
Itaú4,69%
Caixa Econômica Federal4,72%
Bradesco5,30%

Veja agora a taxa de juros média de 5 fintechs. Note que as taxas são ligeiramente menores em relação aos bancos.  Essas informações foram consultadas nos sites das fintechs citadas.

FinanceiraTaxa de juro ao mês (%)
Creditas1,15%
Geru3,40%
Lendico3,52%
Rebel4,90%
Simplic15,80%

Perceba que a taxa de juros da Simplic é muito acima das outras fintechs. Isso ocorre porque eles concedem empréstimo para negativados. Sendo assim, existe um risco maior para a empresa, o que acarreta no aumento dos juros. Já a taxa da Creditas é a menor, pois a empresa oferece apenas empréstimo com garantia, o que diminui o risco de inadimplência.

Qual vale mais a pena?

Não existe uma resposta universal para essa questão. Tudo depende do seu perfil e da sua situação financeira. Se você tem uma boa relação com o banco em que é correntista e paga suas contas em dia, procure o seu gerente e analise a proposta dele para o seu pedido de empréstimo. Os bancos também concedem empréstimo a negativados, no entanto as taxas de juros possivelmente serão maiores.
Independente do seu histórico financeiro, vale a pena também consultar a opção de empréstimo online, geralmente as taxas de juros são mais vantajosas. O IQ Empréstimos é parceiro de diversas empresas com taxas atrativas, faça uma simulação e compare!
É importante ressaltar que as taxas de juros que mostramos aqui são taxas médias e podem variar de acordo com o seu perfil. E não se esqueça de sempre olhar o CET (custo efetivo total), pois nele estará as taxas de juros + todos os encargos cobrados. Confira também a comparação entre bancos e financeiras nesse artigo.
Na dúvida sobre qual empréstimo pedir? Utilize o simulador de empréstimo do IQ 360 e descubra qual o melhor para você! Nele você tem a certeza de contratar empréstimos apenas com empresas confiáveis e seguras: