Empréstimo com garantia: como funciona e quais são as vantagens

Uma modalidade de empréstimo que ainda gera dúvidas é o empréstimo com garantia. Bancos e instituições financeiras oferecem este tipo de empréstimo com um imóvel ou um veículo como garantia, oferecendo juros mais baixos que os outros tipos de empréstimo.

O que é empréstimo com garantia?

Embora ainda pouco conhecido, o empréstimo com garantia vem crescendo no Brasil. Nessa modalidade, ao se solicitar um empréstimo nos bancos ou instituições financeiras, é dado algum bem já quitado em nome do solicitante como garantia de pagamento.

Assim, caso o cliente não cumpra com o pagamento do empréstimo, o bem em questão pode ser tomado pela instituição. Com isso, as instituições têm a garantia do pagamento do empréstimo e conseguem oferecer juros mais baixos quando comparado com outros tipos de empréstimo.

Existem duas modalidades de empréstimo com garantia: o refinanciamento de imóvel, ou empréstimo com garantia de imóvel, e o empréstimo com garantia de veículo, ou refinanciamento de veículo.

O empréstimo com garantia pode ser muito atrativo, mas não é para todas pessoas. Como se tem o risco de perder o imóvel ou veículo em caso de não cumprimento do acordo, é interessante avaliar o risco e só pedir o empréstimo caso se tenha certeza que conseguirá pagar todas as parcelas.

Empréstimo com Imóvel como garantia

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma boa opção para quem precisa de um empréstimo de valor mais alto, de longo prazo e com juros menores.

Ao dar o imóvel como garantia, uma empresa terceirizada irá avaliar seu valor. O limite máximo do empréstimo é de 60% do valor do imóvel. Isso é uma regra e serve para proteger tanto os bancos quanto os clientes.

Refinanciar o imóvel muitas vezes acaba sendo uma opção melhor do que vendê-lo a qualquer preço. O imóvel não precisa necessariamente estar no nome de quem solicitará o empréstimo, porém o dono deve estar de acordo com a negociação e assinar o contrato também.

 

Empréstimo com automóvel como garantia

No empréstimo com garantia de veículo, o carro ou moto entra como garantia do pagamento. Nesse caso, o veículo precisa estar no nome de quem solicita o empréstimo e deve estar quitado. Como o bem fica alienado, não pode ser vendido até que a dívida do empréstimo esteja paga.

Para esse empréstimo, o solicitante deve apresentar seu RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de endereço e o documento do veículo. O veículo passara por vistoria e avaliação de valor.

O valor do empréstimo fica em torno de 50% a 90% do valor do veículo, dependendo da instituição financeira. Com veículos mais novos geralmente se conseguem taxas mais baixas. Algumas instituições não aceitam veículos com mais de 10 anos.

Vantagens do empréstimo com garantia em relação ao empréstimo tradicional

Conforme as dúvidas sobre o empréstimo com garantia são sanadas, a procura por esse tipo de empréstimo cresce. Entre as razões estão os baixos custos em relação aos outros tipos de empréstimo, a rapidez na concessão do crédito e o prazo de pagamento.

  • Juros menores
    Essa é uma das principais vantagens do empréstimo com garantia: a taxa de juros. Os juros destes empréstimos acabam sendo menores do que em outras modalidades, pois o banco tem a certeza de que irá receber.Como um bem é dado como garantia, seja um imóvel ou veículo, em caso de inadimplência, o bem fica em posse do banco. O risco é baixo para o banco ou instituição financeira.
  • Quem está com o nome sujo pode solicitar
    Outro atrativo do empréstimo com garantia é que o empréstimo pode ser aprovado mesmo para aqueles que estão negativados. Isso porque não importa muito a situação do solicitante nos órgãos de restrição de crédito como Serasa e SPC, contanto que se ofereça um bem quitado em garantia.

Vale lembrar que mesmo nesse tipo de empréstimo o cliente também passará por uma análise de crédito, podendo o empréstimo ser liberado ou não.