Empréstimo consignado da Caixa: como funciona

Por Emily Moura

Índice de Conteúdomenu

  1. Como funciona o empréstimo consignado da Caixa?
  2. Condições para contratar o crédito consignado da Caixa
  3. Como contratar o crédito consignado da Caixa?
  4. Vale a pena fazer um empréstimo consignado da Caixa?

O empréstimo consignado da Caixa é uma modalidade de crédito direcionada para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e trabalhadores de empresas conveniadas. Como o valor das parcelas desse empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento, as taxas costumam ser bem acessíveis. Isso ocorre porque dessa forma a Caixa tem a garantia de que o crédito será pago.

Se você precisa de crédito emprestado e está entre o grupo de pessoas habilitadas, fazer um empréstimo consignado na Caixa pode ser uma boa opção.

Conhecer as instituições financeiras que concedem empréstimo é muito importante, assim você consegue informações suficientes para saber qual a opção que melhor se encaixa com seu perfil. Neste artigo vamos falar sobre a taxa de juros, quem pode pedir, como contratar e se realmente vale a pena fazer um empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal.

Como funciona o empréstimo consignado da Caixa?

Ao adquirir um empréstimo consignado da Caixa, o valor das parcelas será debitado da sua folha de pagamento ou benefício automaticamente. Você também poderá antecipar a liquidação do empréstimo quando quiser. Além disso, não é necessário um fiador, o que pode facilitar sua aprovação no crédito.

Para ter uma vida financeira saudável é recomendável que apenas 30% da sua renda fique comprometida. Por isso, quando a Caixa analisa sua disponibilidade de crédito, o valor máximo liberado não poderá ultrapassar esses 30%. E caso você já tenha algum empréstimo anterior, que já comprometa sua renda, a aprovação pode ser mais difícil.

Sobre a taxa de juros, o site não fornece muitos dados. Entretanto, no site do Banco Central há informações sobre as taxas de juros dos principais bancos do país. Segundo dados do Banco Central, as taxas médias de juros dos empréstimos consignados da Caixa são:

  • Empréstimo consignado INSS: 1,86% ao mês
  • Empréstimo consignado privado: 2,34% ao mês
  • Empréstimo consignado público: 1,77% ao mês

As informações sobre as taxas são referentes à data de 25/09/2018. E podem variar conforme o período que você fizer o empréstimo.

Condições para contratar o crédito consignado da Caixa

Infelizmente não são todas as pessoas que podem contratar esse tipo de empréstimo. Apenas funcionários de empresas ou órgãos conveniados e aposentados ou pensionistas permanentes do INSS.

Mesmo fazendo parte das pessoas que podem adquirir esse tipo de empréstimo, você passará por uma análise de crédito. A Caixa irá avaliar seu perfil e conferir se você está apto ou não para pegar o dinheiro emprestado.

Como contratar o crédito consignado da Caixa?

Para contratar o empréstimo consignado da Caixa, você precisa saber se sua empresa ou órgão tem convênio com o banco. Para confirmar essa informação, você pode ir até qualquer agência da Caixa ou ligar para a central de atendimento através do número 0800 726 0101.

Após a confirmação, será necessário comparecer até uma agência Caixa. Caso sua empresa seja conveniada ao banco você só precisará levar sua documentação e assinar os contratos.

Vale a pena fazer um empréstimo consignado da Caixa?

O empréstimo consignado é uma das modalidades com taxas mais baixas. As parcelas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento, o que evita a inadimplência. Mas não são todas as pessoas que estão habilitadas a pegar esse empréstimo da Caixa. Entretanto, se você for elegível para este crédito, também vale a pena conferir outras instituições.

Sempre pesquise muito bem antes de adquirir seu crédito. Se estiver em dúvida sobre qual empréstimo adquirir, nós do IQ 360 podemos ajudar. Com apenas alguns passos, nós traçamos o seu perfil e indicamos o empréstimo que melhor se encaixa com você. Acesse o Comparador de Empréstimos do IQ 360 e descubra.