Empréstimo consignado: quais as vantagens e como conseguir

Quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, pensionista do INSS ou aposentado encontra no empréstimo consignado uma alternativa para conseguir dinheiro emprestado.

Essa linha de crédito beneficia estas pessoas com um empréstimo prático e juros mais baratos do que os empréstimos convencionais.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma linha de crédito que beneficia quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS. Nele o pagamento das parcelas do crédito concedido vem descontadas da folha de pagamento ou benefício do INSS.

Como o banco ou instituição financeira tem a garantia do pagamento, o empréstimo consignado costuma ter taxas de juros menores quando comparado com outros tipos de empréstimos, como por exemplo o empréstimo pessoal.

O crédito consignado é aprovado sem a necessidade de avalista, pessoa que paga a dívida caso aquele que recebeu o empréstimo não o faça, e sem burocracia. Também pode ser solicitado por quem está negativado, pois não há consulta nos órgãos de restrição de crédito como, por exemplo, o SPC e Serasa.

Quem pode fazer o empréstimo consignado?

Nem todos conseguem se encaixar nos requisitos do empréstimo consignado. Para conseguir pegar esse tipo de empréstimo e se beneficiar dos seus juros menores, você precisa obrigatoriamente se encaixar em um dos seguintes grupos:

  • Trabalhador com carteira assinada em empresa ou órgão conveniado
  • Funcionário público
  • Pensionista do INSS
  • Aposentados do INSS

Contudo, nem todo trabalhador com carteira assinada está apto a conseguir esse tipo de empréstimo. Só consegue solicitar o empréstimo consignado se a empresa ou órgão em que trabalham possuir convênio com algum banco. Para descobrir isso, é preciso consultar o setor de recursos humanos (RH) da empresa.

A contratação do empréstimo consignado por trabalhadores com carteira assinada conveniados, funcionários públicos e beneficiários do INSS está sujeita à aprovação de crédito. O valor da prestação mensal descontada não pode ser maior do que 30% do valor líquido recebido.

Vantagens do empréstimo consignado em relação ao empréstimo convencional

Apesar de restrito a trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionista do INSS ou funcionários públicos, o empréstimo consignado possui diversas vantagens quando comparado aos outros tipos de empréstimo.

  •  Facilidade para contratar: o empréstimo e a liberação do dinheiro são rápidos e fáceis, já que não há tanta burocracia
  • Praticidade: diversos bancos fornecem o empréstimo consignado, incluindo os grandes bancos e até financeiras. O dinheiro cai direto na conta e não é obrigatório ter conta no mesmo banco onde fará o empréstimo
  • Prazos mais longos: dependendo do acordo, as instituições financeiras costumam ser flexíveis quanto ao prazo de pagamento. Dependendo do banco, oferecem até 180 dias para começar a pagar
  • Comodidade: a parcela do empréstimo já vem descontada diretamente do salário ou benefício do INSS
  •  Rapidez: o crédito consignado é avaliado e liberado rapidamente. Logo o dinheiro está disponível na conta do contratante. Dependendo do banco, depois de aprovado, o dinheiro está disponível em até 24 horas
  • Controle: o empréstimo consignado tem um valor máximo calculado de acordo com o salário ou benefício recebido. A parcela mensal não ultrapassa 30% do que se recebe para não comprometer o orçamento
  • Taxas de juros menores: o crédito consignado tem em geral taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito disponíveis no mercado. Isso é possível e se deve à garantia de recebimento por parte dos bancos e instituições financeiras
  • Não tem consulta ao SPC ou Serasa: mesmo com o nome sujo é possível pegar um empréstimo consignado, isso porque de modo geral não há consulta nos órgãos de restrição de crédito. A principal condição é ter margem consignável disponível

Como fazer um empréstimo consignado

O processo de solicitação do empréstimo consignado é simples. Em geral, bancos e financeiras solicitam CPF, RG, comprovante de residência e o extrato do salário, holerite, pagamento de pensão ou de benefício do INSS, sendo este último o mais importante.

Diversos bancos e até algumas financeiras disponibilizam o empréstimo consignado. Para trabalhadores registrados em empresas ou órgãos conveniados, o empréstimo deverá ser feito no banco que a empresa tem convenio.

Para servidores públicos a situação é semelhante. Já pensionistas e aposentados do INSS têm a vantagem de diversos bancos possuírem convênio com o INSS.

Após a definição do banco em que irá solicitar o empréstimo consignado, basta se dirigir a uma das agências, entregar a documentação e assinar o contrato. Com a liberação do crédito, o dinheiro ficará disponível na conta do solicitante.