Empréstimo consignado: quais as vantagens e como conseguir

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é empréstimo consignado?
  2. Quem pode fazer o empréstimo consignado?
  3. Vantagens do empréstimo consignado em relação ao empréstimo convencional
  4. Como fazer um empréstimo consignado

Quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, pensionista do INSS ou aposentado pode solicitar o empréstimo consignado, uma alternativa para conseguir dinheiro emprestado com juros muito mais baixos do que os empréstimos convencionais.

Enquanto a taxa de juros do cheque especial costuma ser de 13% ao mês e a dos juros rotativos ultrapassam os 15% mensais, o empréstimo consignado tem uma média de juros de 2,3% ao mês. Muito mais vantajoso né?

Entenda a seguir o que é o crédito consignado, suas vantagens e como solicitá-lo.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma linha de crédito que beneficia quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS.  Um dos grandes benefícios desse tipo de empréstimo é que o pagamento dessas parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício da pessoa. Desse jeito, a instituição financeira que emprestou o dinheiro tem mais garantia de que terá a parcela de volta a cada mês.

No empréstimo consignado, a pessoa pode fazer um empréstimo em que as parcelas podem ser de no máximo 30% da folha de pagamento/benefício. Isso acontece para que a pessoa não use todo o salário ou benefício para pagar o empréstimo e, assim, fique com futuras dívidas.

O crédito consignado é aprovado sem a necessidade de avalista, pessoa que paga a dívida caso aquele que recebeu o empréstimo não o faça, e sem burocracia. Também pode ser solicitado por quem está negativado, pois não há consulta nos órgãos de restrição de crédito como o SPC e Serasa, por exemplo.

Quem pode fazer o empréstimo consignado?

Nem todos conseguem se encaixar nos requisitos do empréstimo consignado. Para conseguir pegar esse tipo de empréstimo e se beneficiar dos seus juros menores, você precisa obrigatoriamente se encaixar em um dos seguintes grupos:

  • Trabalhador com carteira assinada em empresa ou órgão conveniado com o banco ou instituição financeira que concederá o empréstimo
  • Funcionário público
  • Pensionista do INSS
  • Aposentado do INSS

Contudo, nem todo trabalhador com carteira assinada está apto a conseguir esse tipo de empréstimo. Só consegue solicitar o empréstimo consignado se a empresa ou órgão em que a pessoa trabalha possui convênio com algum banco ou instituição financeira. Para descobrir isso, é preciso consultar o setor de recursos humanos (RH) da empresa.

A contratação do empréstimo consignado por trabalhadores com carteira assinada conveniados, funcionários públicos e beneficiários do INSS está sujeita à aprovação de crédito.

A taxa de juros mais vantajosa dentro do empréstimo consignado é para funcionários públicos, aposentados e pensionistas. No início de 2018, o Governo anunciou que o teto da taxa de juros é de apenas 2,05% ao mês para funcionários públicos e 2,08% para os que recebem aposentadoria ou são pensionistas.

Para trabalhadores com carteira assinada as taxas de juros ficam um pouco mais altas, porém continuam com valores mais vantajosos em relação a outras modalidades de empréstimos. Analisando as taxas de juros do crédito consignado privado do Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil, Banco Safra e Caixa Econômica em abril de 2018, vimos que a média da taxa de juros ficou em 2,5% ao mês.

Vantagens do empréstimo consignado em relação ao empréstimo convencional

Apesar de ser restrito a trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas do INSS ou funcionários públicos, o empréstimo consignado possui diversas vantagens quando comparado aos outros tipos de empréstimo.

  • Facilidade para contratar: o empréstimo e a liberação do dinheiro são fáceis e rápidos, já que não há tanta burocracia
  • Praticidade: diversos bancos e financeiras fornecem o empréstimo consignado. O dinheiro cai direto na conta e não é obrigatório ter conta no mesmo banco onde o empréstimo for solicitado
  • Prazos mais longos: dependendo do acordo, as instituições financeiras costumam ser flexíveis quanto ao prazo de pagamento. Alguns bancos oferecem até 180 dias para o começo do pagamento das parcelas
  • Comodidade: a parcela do empréstimo já vem descontada diretamente do salário ou benefício do INSS
  • Sem consulta ao SPC ou Serasa: mesmo com o nome sujo é possível pegar um empréstimo consignado, isso porque de modo geral não há consulta nos órgãos de restrição de crédito. A principal condição é ter margem consignável disponível.
  • Rapidez: o crédito consignado é avaliado e liberado rapidamente. Logo o dinheiro está disponível na conta do contratante. Dependendo do banco, depois de aprovado, o dinheiro está disponível em até 24 horas
  • Controle: o empréstimo consignado tem um valor máximo calculado de acordo com o salário ou benefício recebido. A parcela mensal não ultrapassa 30% do que se recebe para não comprometer o orçamento
  • Taxas de juros menores: o crédito consignado tem em geral taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito disponíveis no mercado. Isso é possível e se deve à garantia de recebimento por parte dos bancos e instituições financeiras

Como fazer um empréstimo consignado

O processo de solicitação do empréstimo consignado é simples. Em geral, bancos e financeiras solicitam CPF, RG, comprovante de residência e o extrato do salário, holerite, pagamento de pensão ou de benefício do INSS, sendo este último item o mais importante.

Antes de solicitar um empréstimo numa instituição financeira ou banco, é necessário antes checar se a empresa ou o INSS possuem convênio com o local em que você solicitará o crédito consignado. Isso vale para trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos ou pensionistas.

Após a definição do banco ou instituição financeira que concederá o empréstimo consignado, basta se dirigir a uma das agências, entregar a documentação e assinar o contrato. Atualmente, também é possível fazer esse pedido pela internet: alguns bancos ainda não possuem esse serviço online, mas a maioria das instituições financeiras sim. Com a liberação do crédito, o dinheiro ficará disponível na conta do solicitante.

Se você quer procurar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, confira abaixo o Simulador de Empréstimos do IQ 360: