Empréstimo com garantia de automóvel: como fazer

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é empréstimo com garantia de automóvel?
  2. O que é alienação fiduciária?
  3. Características do empréstimo com garantia de automóvel
  4. Vantagens e desvantagens do empréstimo com garantia de automóvel
  5. Mas como faço para adquirir esse empréstimo?

O empréstimo pode ser uma boa solução para quitar dívidas ou antecipar a realização de um sonho. Mas antes de sair aceitando qualquer taxa de juros por aí, é necessário pesquisar e encontrar boas condições para que o empréstimo não se torne uma grande dor de cabeça. Uma das modalidades de empréstimo com menor taxa de juros no Brasil é a com garantia.

O que é empréstimo com garantia de automóvel?

Vamos falar especificamente da garantia de automóvel, que tem algumas características diferentes do empréstimo com garantia de imóvel. Quando você adquire um empréstimo com garantia, você pode solicitar um valor entre 50% a 90% do valor do seu veículo, seja ele carro ou moto. Você coloca seu carro como garantia de pagamento, e esse é justamente o motivo de o empréstimo ter uma taxa de juros menor.

Quanto maior o risco de inadimplência, maior é a taxa de juros, então como praticamente esse empréstimo já está pago, a empresa que concede o crédito não corre risco de ficar no prejuízo e por isso não tem motivos para cobrar taxas altas.

O que é alienação fiduciária?

É importante saber exatamente o que é alienação fiduciária, pois durante o empréstimo seu veículo ficará nessas condições até o pagamento total da dívida. Quando o veículo está alienado significa que ele está no nome da empresa que concedeu o empréstimo, mas você pode usá-lo normalmente.

Não se preocupe, ao contrário do que muitos pensam, você pode vender seu veículo para outra pessoa se quiser. Mas é essencial que fique bem claro para o comprador que o veículo está alienado em uma instituição financeira. Por segurança, você pode até contratar um advogado para melhor vender o carro.

Características do empréstimo com garantia de automóvel

Existem algumas características gerais e outras que podem variar de acordo com a instituição financeira. Geralmente são aceitos carros de até dez anos, e quanto mais novo for o carro menor será a taxa de juros. O modelo também pode variar, por isso confira sempre se o seu carro é aceito. Além disso, o veículo deve estar no nome do solicitante e quitado.

Vantagens e desvantagens do empréstimo com garantia de automóvel

Esse tipo de empréstimo tem grandes vantagens, mas é preciso ter cautela. Confira agora as principais vantagens e desvantagens e analise se esse é o empréstimo certo para você.

Vantagens

  1. Quem é negativado pode conseguir: como você coloca seu carro como garantia de pagamento, as chances de uma pessoa negativada conseguir esse tipo de empréstimo é bem maior. Claro, o automóvel não garante a aprovação do crédito, pois antes de conceder o empréstimo, as empresas fazem uma análise de crédito do cliente para saber se ele tem condições de arcar com as parcelas.
  2. Juros baixos: como já citamos, os juros do empréstimo com garantia é um dos mais baixos, e isso facilita muito na hora de fazer um empréstimo e não ter que pagar um absurdo de juros. Como é o caso do cheque especial ou dos juros do cartão de crédito.

Para exemplificar, comparamos as taxas de juros do empréstimo com garantia Creditas, do cheque especial e do cartão de crédito rotativo. Nesse cenário fizemos um empréstimo de R$ 10.000 pago em um período de dois anos.

(Tabela baseada em dados médios fornecidos pelo Banco do Brasil em 07/2018)

A única desvantagem desse empréstimo é que se você não pagar, a empresa que concedeu o empréstimo pode tomar o seu veículo. Portanto, calcule se você realmente pode pegar esse crédito. O não pagamento resulta em mais dívidas.

Mas como faço para adquirir esse empréstimo?

Agora vamos fazer um tutorial para você entender melhor como funciona o processo de solicitação do empréstimo com garantia de automóvel:

  1. Documentos necessários:
  • RG, CPF e carteira de motorista
  • Certificado de Registro nacional do veículo (CRV)
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

Essa é uma lista dos documentos básicos que você vai precisar, mas algumas instituições podem pedir outros documentos também, que podem variar se você for autônomo, negativado ou assalariado.

  1. Como contratar:

A contratação pode ser feita em lugar físico ou instituições pela internet. Se optar pela segunda opção lembre-se de tomar cuidado, pois existem lugares falsos que aplicam golpes. Neste artigo você encontra dicas valiosas de como se proteger de golpistas na internet: leia aqui.

Você também pode encontrar a instituição certa para você pelo comparador do IQ Empréstimos. Lá nós recolhemos alguns dos seus dados, e de acordo com o seu perfil, mostramos os melhores resultados. E agora estamos com uma parceria com a Creditas, uma instituição de referência para empréstimos com garantia! Com os seus dados, a Creditas vai analisar se você tem os requisitos necessários para adquirir um empréstimo com eles. Ou seja, você pode solicitar seu empréstimo com a Creditas diretamente com a gente, ficou mais rápido e fácil para você.

  1. Análise de crédito:

Após a escolha da instituição e o envio dos documentos, será feita a análise de crédito. Como já foi citado, mesmo com a garantia, o seu crédito será analisado para saber se é um bom pagador e se tem condições de arcar com o empréstimo. Para aumentar suas chances de aprovação deixe sempre seu score em dia. Não sabe o que é score? Clique aqui.

  1. Vistoria do veículo:

Seu automóvel passará por uma vistoria veicular, com objetivo de analisar se o veículo está em bom estado e faz parte dos padrões estabelecidos pela empresa.

  1. Contrato:

Após a aprovação do crédito e do veículo, é hora do contrato. Leia atentamente todas as cláusulas para evitar problemas futuros e assine conforme indicado. Após assinado entregue o contrato a sua instituição financeira e aguarde o retorno.

Dentro de alguns dias o dinheiro já é liberado na sua conta. Não se esqueça de pagar todas as parcelas em dia e usar o dinheiro com sabedoria.

Se você quer procurar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, confira abaixo o Simulador de Empréstimos do IQ 360: