Empréstimo com Penhor: o que é e como pedir

Por Maria Teresa Lazarini

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é empréstimo com penhor?
  2. Como funciona o empréstimo com penhor?
  3. Como solicitar um empréstimo com penhor?
  4. Outros empréstimos com penhores

Se você está procurando uma modalidade de crédito rápida e sem análise de crédito, o empréstimo com penhor é uma opção vantajosa: com taxas de juros baixas, você pode receber um empréstimo na hora dando bens materiais como garantia, por exemplo joias e relógios. Nesse texto, você vai entender como o empréstimo com penhor é feito no Brasil e quais são as condições para solicitar um.

O que é empréstimo com penhor?

Penhorar significa colocar um bem como garantia para conseguir um empréstimo de maneira rápida. Suponhamos que você tenha um anel de ouro e esteja precisando de dinheiro. Ao invés de tentar vender esse anel, que pode ser uma tarefa difícil, uma das opções para conseguir crédito é penhorar esse anel.

Com esse bem em mãos, você pode solicitar um empréstimo para a Caixa Econômica Federal, instituição mais recomendada para fazer penhores. No momento em que você pedir a avaliação do seu anel, um atendente da instituição irá analisar o bem, podendo aprovar ou não o empréstimo. Se a avaliação for positiva, você já consegue sair da agência com o dinheiro em mãos.

Por conta dessa rapidez, o empréstimo com penhor é uma das melhores saídas para quem precisa de dinheiro com urgência ou está com problemas no nome, uma vez que a avaliação do pedido é feita sem análise de crédito ou comprovante de renda. Entretanto, é preciso estar regularizado na Receita Federal (ter o pagamento de impostos em dia), se não o dinheiro não será liberado.

De tão popular que essa modalidade é, o penhor da Caixa movimentou R$ 7,2 bilhões em novos contratos e renovações no primeiro semestre de 2017.

Como funciona o empréstimo com penhor?

Para empréstimos com penhor, a Caixa aceita joias, diamantes, relógios, canetas e pratarias e usa como índice padrão R$76 por grama de ouro, mas esse valor varia conforme a qualidade e tipo de cada joia. O valor do empréstimo pode chegar a 85% do valor da garantia, ou até 100% para quem é cliente com conta salário da Caixa.

O pagamento do empréstimo pode ser feito de duas maneiras: a primeira é em parcela única, num período de até 180 dias. A segunda costuma ser a mais procurada pelos clientes, que é o pagamento de parcelas em até 60 meses. O valor dos juros pode sempre ser alterado pela Caixa, mas em 2017, o índice estava em 2,1 % por mês.

Após o término do pagamento das parcelas, o cliente pode tanto renovar o contrato se desejar quanto buscar o seu bem garantido na agência que solicitou o empréstimo. Caso o cliente não pague as parcelas, os juros irão aumentar, complicando o pagamento do empréstimo.

Se mais de 30 dias se passarem sem o pagamento, o cliente é notificado para uma regularização em que a Caixa irá analisar novamente o empréstimo e suas condições de pagamento. Caso essa regularização não aconteça ou o cliente não compareça à Caixa, ele vai perder o bem que estava empenhado.

Todos os bens empenhados em empréstimos que não foram concluídos vão para o Leilão de Joias da Caixa: a partir de um cadastro no site Vitrine de Joias Caixa, qualquer um pode consultar as peças disponíveis e escolher os lotes desejados para arrematar.

 

Como solicitar um empréstimo com penhor?

Para pedir um empréstimo com penhor na Caixa, você deve procurar uma das 446 agências que realizam esse serviço em todo o Brasil, que podem ser consultadas aqui ao selecionar “Agências com penhor” na seção “Tipo de Atendimento”. Depois de checar o endereço mais perto de você que realiza o serviço, vá até a agência escolhida com os bens em mão que você deseja empenhar.

Você também deve levar RG, CPF em situação regular e um comprovante de residência para a agência da Caixa – assim o banco consegue ter os seus dados disponíveis. Se o empréstimo for aprovado após a avaliação do penhor, você pode escolher o prazo do contrato de crédito, sendo possível renová-lo quantas vezes necessário.

Outros empréstimos com penhores

O empréstimo com penhor pela Caixa é o mais procurado e o mais seguro, porque é o único realizado por uma instituição financeira. Entretanto, empréstimos com penhores também podem ser feitos por casas de penhores regulamentadas.

Se você deseja fazer um empréstimo com penhor deste jeito, antes é necessário verificar, pelo CNPJ da empresa, se a casa de penhor é confiável e regulamentada. Para fazer o penhor, você deverá levar os mesmos documentos citados anteriormente no caso da Caixa, além de preencher um formulário declarando que as peças não são roubadas.  As condições de pagamento das parcelas de empréstimo serão definidas por cada casa de penhor.

Se você desejar conferir outras modalidades de empréstimo, vale a pena passar pela plataforma de empréstimos do IQ e ver a melhor opção de crédito para o seu perfil: