Empréstimo pessoal: o que é e como pedir

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como o Empréstimo Pessoal funciona?
  2. Quais são as vantagens do Empréstimo Pessoal?
  3. Como pedir um empréstimo pessoal?

Muito procurado pelos brasileiros, o Empréstimo Pessoal é um tipo de crédito para pessoas físicas concedido por bancos e instituições financeiras. As taxas de juros deste modelo de empréstimo costumam ser mais altas que as de outras modalidades, como o crédito consignado. Isso acontece porque a instituição financeira que concede o crédito não pede nenhuma garantia para liberar o dinheiro.

Como o Empréstimo Pessoal funciona?

O diferencial do Empréstimo Pessoal é a sua facilidade: após solicitar o empréstimo e receber a aprovação da instituição financeira ou do banco, o cliente já recebe o dinheiro em sua conta e está pronto para usá-lo.

O pagamento do empréstimo funciona em parcelas mensais que vão ser definidas na hora do contrato do crédito. Por isso, antes de solicitar um empréstimo é muito importante checar se você vai conseguir pagar o valor das parcelas todo mês – para não entrar numa bola de neve de dívidas.

O Empréstimo Pessoal pode ser concedido para pessoas negativadas, entretanto ele costuma ficar mais caro por conta da insegurança. Além disso, algumas instituições financeiras de crédito não trabalham com empréstimo para negativados, então é recomendado verificar quais empresas disponibilizam dinheiro para quem está no vermelho.

Quais são as vantagens do Empréstimo Pessoal?

Se você está precisando de crédito e está considerando entrar no cheque especial, pense duas vezes. No cheque especial, você retira uma quantia pré-aprovada pelo banco na sua conta corrente, mas os juros desse tipo de crédito são absurdos: cerca de 28% ao mês. O Empréstimo Pessoal, por outro lado, apresenta taxas de juros muito mais baixas.

Outra vantagem do Empréstimo Pessoal é que, assim que o crédito for aprovado pela instituição/banco, o dinheiro total já é liberado na sua conta e está pronto para uso. Nada de longas burocracias ou de empréstimo em partes!

Além disso, quando você solicita um Empréstimo Pessoal, você não precisa dizer o motivo de pedir o dinheiro, nem colocar nenhum bem seu como garantia do pagamento. O Empréstimo Pessoal pode ser usado para qualquer motivo: seja para realizar um sonho ou quitar as dívidas, as instituições financeiras e bancos te dão a liberdade de usar o empréstimo do jeito que quiser.

Como pedir um empréstimo pessoal?

Primeiramente, vale lembrar que para solicitar um empréstimo pessoal é necessário que a pessoa tenha mais de 18 anos! Se você se enquadra nesse perfil, você pode solicitar um empréstimo pessoal de dois jeitos.

O primeiro é à moda antiga: indo até o banco ou instituição financeira com seu RG, CPF e comprovante de residência em mãos, você deve falar com o gerente e fazer o pedido de empréstimo. O banco/instituição fará sua análise de crédito e te informará sobre a aprovação do empréstimo no momento ou após alguns dias.  Se prepare para encarar longas filas, além de provavelmente gastar algumas horas em todo o processo.

Mas um jeito mais fácil de fazer sua solicitação de empréstimo é pela internet: ao acessar o site da instituição/banco, é só você mandar seu pedido, informar alguns dados pessoais e esperar a comprovação de crédito pela empresa – tudo isso no conforto da sua casa. Se você está em dúvida de qual empréstimo escolher, vale a pena checar a plataforma de Empréstimos do IQ que te sugere o melhor tipo de empréstimo para você baseado no seu perfil. Muito melhor que ir até o banco, né?

Quanto à documentação necessária, algumas instituições de empréstimo podem pedir documentos como CPF e RG ou até mesmo a senha bancária para checar o seu score de crédito e se certificar que você é um bom pagador. Verifique com o banco ou a instituição financeira quais são os dados e/ou documentos que eles precisam para aprovar seu empréstimo, principalmente se você fizer a solicitação pessoalmente, para não ter que ir duas vezes até o local.

Se você quiser saber o melhor jeito para ser aprovado em um empréstimo, confira esse texto do IQ 360: Como aumentar suas chances de ser aprovado para empréstimo.

Se você quer procurar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, confira abaixo o Simulador de Empréstimos do IQ 360: