Conheça o empréstimo pessoal do Banco do Brasil

Por Emily Moura

controlar-parcelas-emprestimo

Pedir um empréstimo é, muitas vezes, uma das únicas maneiras encontradas de pagar dívidas ou de realizar um sonho de consumo. No mercado financeiro nacional, existem várias modalidades de crédito disponíveis. Uma das mais conhecidas é o empréstimo pessoal, que possibilita o uso do dinheiro da maneira que quiser ao contrário de financiamentos e consórcios.

Criado em 1808, quando D. João VI desembarcou na Bahia de Todos os Santos, o Banco do Brasil é a  primeira instituição bancária do País. Atualmente, o banco detém mais de 5,4 mil agências e está presente em 21 países. Além da presença em todo o território nacional, o BB dispõe de todos os serviços financeiros, como o empréstimo pessoal.

Como funciona o empréstimo no Banco o Brasil?

Somente quem é correntista ou tem conta ativa no Banco do Brasil está habilitado para fazer o empréstimo. Após a aprovação do crédito, o dinheiro fica disponível na conta do cliente.

Tipos de empréstimo pessoal oferecido pelo Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece diferentes tipos de empréstimo pessoal, com condições e pré-requisitos diferentes. Confira a lista e analise se algum combina com suas necessidades.

IQ Empréstimos

Precisando de dinheiro?

A ferramenta ao lado encontra o melhor empréstimo de acordo com o seu perfil

Simule já

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado costuma ter uma das melhores taxas de juros de todo o mercado. No site do Banco do Brasil não há informações sobre as taxas cobradas nessa modalidade de crédito. Mas, segundo dados do Banco Central, o valor do empréstimo consignado no BB era, até 14 de novembro de 2018, de 2,21% ao mês (a.m.) e de 30,03% ao ano (a.a.) para funcionários de empresas privadas. Para aposentados e pensionistas do INSS, o juro era de 1,95% a.m. e de 26,07% a.a. Os funcionários públicos têm uma taxa ainda mais baixa, de 1,72% a.m. e de 22,75% a.a. A seguir, veja as condições:

  • Direcionado para quem recebe salário e tem conta corrente ativa no Banco do Brasil
  • Clientes que possuem limite de crédito disponível, pessoas que recebem salário ou benefício de empresas que possuem convênio consignado com o BB e tem margem consignável disponível;
  • Pagamento em até 96 meses;
  • O valor cai em conta no momento da aprovação;
  • 180 dias para pagar a primeira parcela.

Empréstimo com garantia de veículo

Nesta modalidade de crédito, o cliente que é correntista do Banco do Brasil pode deixar seu veículo como garantia de pagamento do empréstimo. Caso o empréstimo não seja pago, o banco fica com o carro do cliente.

Com a garantia de um bem, o banco pode cobrar uma taxa de juro menor, o que faz esse tipo de empréstimo ser menor do que outros.  Confira a taxa de juros com seu gerente antes de fechar negócio.

  • O solicitante deve possuir um veículo quitado para esse empréstimo;
  • O veículo pode ter até dez anos de fabricação;
  • Ter conta corrente no Banco do Brasil.

Empréstimo com garantia de imóvel

Nesta modalidade de crédito, o cliente que é correntista do Banco do Brasil pode deixar seu imóvel como garantia de pagamento do empréstimo. Caso o empréstimo não seja pago, o banco toma a casa ou o apartamento do cliente.

Com a garantia de um bem, o banco pode cobrar uma taxa de juro menor, o que faz esse tipo de empréstimo ser menor do que outros.  Confira a taxa de juros com seu gerente antes de fechar negócio.

  • Empréstimo equivalente a até 60% do valor do imóvel quitado;
  • Pagamento em até 15 anos;
  • O imóvel deve ser próprio, quitado, localizado em área urbana e não pode estar em construção ou em reforma estrutural.

Vale a pena fazer um empréstimo com o Banco do Brasil?

O Banco do Brasil dispõe de todas as modalidades de empréstimo pessoal. Porém, restringe seus produtos para quem já é cliente BB

No site da instituição financeira não há informações sobre as taxas cobradas no empréstimo. Todos os dados referentes aos juros foram recolhidos do site do Banco Central do Brasil.

Se você for um cliente BB, confira as taxas disponíveis para o seu perfil com o seu gerente. Mesmo assim, recomenda-se pesquisar em qual modalidade você se encaixa e comparar as taxas de juros com as de outras instituições financeiras. Assim, você tem a garantia de poder escolher o mais barato. Vale, também, conferir a ferramenta do IQ Empréstimos, que ajuda você a encontrar a melhor opção de crédito de acordo com seu perfil e necessidade.