Empréstimo sem comprovação de renda: é verdade?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Preciso comprovar renda para pedir empréstimo?
  2. Quais empréstimos não precisam de comprovação de renda?

Você já deve ter visto diversas propagandas de financeiras garantindo que concedem empréstimo sem comprovação de renda, mas será que isso é verdade? Tem alguma influência na taxa de juros? Nesse artigo vamos tirar suas dúvidas e te contar tudo sobre o assunto.

Preciso comprovar renda para pedir empréstimo?

Em geral, bancos e financeiras exigem comprovação de renda para concessão de empréstimo. Quem trabalhar com carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionista tem mais chances de ter a liberação de crédito concedida justamente por conseguirem comprovar renda facilmente.

Se você não entende qual a lógica por trás disso, pense no processo reverso: caso você empreste dinheiro para alguém, tenho certeza que você vai querer ter alguma garantia de que a pessoa devolverá o dinheiro. Afinal, você não vai querer sair no prejuízo, não é mesmo? A comprovação de renda é essa garantia para as instituições financeiras, por isso a exigência.

Diversas instituições garantem que concedem crédito sem comprovação de renda e usam isso para atrair clientes. Em muitos casos, essas instituições financeiras solicitam holerites ou extratos bancários no momento da simulação do empréstimo, o que já caracteriza comprovação de renda.

Contudo, algumas financeiras realmente não solicitam comprovante de renda. Para emprestar o dinheiro e reduzir seu risco de não receber, elas utilizam ferramentas como o SPC e o Serasa para consultar o seu score de crédito e avaliar o seu histórico financeiro. Esses cuidados são para analisar qual a sua possibilidade de pagamento das parcelas do empréstimo. Desta forma, a sua liberação de crédito pode ser aceita ou não. Essas são as financeiras que concedem crédito sem comprovação de renda.  Na prática não solicitam o comprovante de renda, mas analisam seu histórico financeiro.

Porém, os juros nesses casos são muito maiores, assim como o empréstimo para negativados. Isso acontece porque a financeira assume um risco maior por não ter a garantia de que você tem condições financeiras de arcar com a dívida, já que você não comprovou sua renda mensal.

Tome cuidado para não cair em golpes! Pesquise antes de escolher a financeira e JAMAIS faça pagamento antecipadamente. Confira também outras dicas para não cair em golpes de empréstimo.

Até agora falamos sobre o empréstimo pessoal. No entanto, há outras modalidades de empréstimos que não exigem a comprovação de renda, veja logo abaixo.

Quais empréstimos não precisam de comprovação de renda?

Há algumas opções de empréstimo que podem não exigir nenhum tipo de comprovação de renda. No entanto, as financeiras e bancos precisam de alguma garantia de retorno financeiro, por isso fique atento as modalidades que aceitam essa condição. Veja quais são:

  • Empréstimo com garantia: no empréstimo com garantia é necessário ter algum bem como garantia, para caso não haja a quitação do crédito. O bem pode ser um imóvel ou veículo. O bem usado como garantia continua com você durante o pagamento do empréstimo, ele só é retido pela instituição financeira em caso de inadimplência. As vantagens dessa modalidade é que os juros costumam ser mais baixos e o prazo de pagamento é maior.
  • Penhor: o empréstimo com penhor é semelhante ao empréstimo com garantia, porém os bens deixados como precaução para a instituição financeira são joias. Nessa modalidade, a joia fica com o banco como garantia, e não com você. É um tipo de empréstimo pouco usado, mas ainda é oferecido pela Caixa Econômica Federal.
  • Avalista: o empréstimo com avalista é uma opção para quem não consegue comprovar renda. Essa modalidade consiste em ter uma pessoa que tem a intenção de ajudá-lo durante o processo de contratação do crédito. Essa pessoa pode ser: filhos, pais, avós ou conjugue, por exemplo. A função do avalista é disponibilizar a sua comprovação de renda ou bens como garantia para que o solicitante consiga a aprovação do empréstimo. O avalista se assemelha ao fiador quando o assunto é o aluguel de imóveis.
  • Microcrédito: essa modalidade de empréstimo também não exige a comprovação de renda. No entanto, é oferecida para quem deseja investir no próprio negócio, é um empréstimo de pequeno valor para microempreendedores.

Na dúvida sobre qual empréstimo pedir? Utilize o simulador de empréstimo do IQ360 e descubra qual o melhor para você, nele você tem a certeza de contratar empréstimos apenas com empresas confiáveis e seguras: