Empréstimo para Servidores Públicos: o que é e como pedir

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é empréstimo para servidores públicos?
  2. Quem pode fazer o empréstimo para servidores públicos?
  3. Diferenças em relação ao empréstimo consignado tradicional
  4. Vantagens em relação ao empréstimo tradicional

Funcionários públicos contam com um empréstimo especial com juros mais baixos para conseguir dinheiro extra. Essa modalidade de empréstimo chama-se empréstimo consignado.

O que é empréstimo para servidores públicos?

Este é um tipo de empréstimo que beneficia servidores públicos, estaduais ou federais. No empréstimo para servidores públicos, os descontos vêm na folha de pagamento e oferece taxas de juros mais baixas e prazos diferenciados.

Os juros menores para o empréstimo para servidores públicos foram aprovados pelo Conselho Nacional de Previdência.

Como o banco ou instituição financeira tem a garantia do pagamento, a solicitação do empréstimo para servidores públicos é rápida e sem burocracia.

Quem pode fazer o empréstimo para servidores públicos?

Servidores Federais, Estaduais e Municipais, funcionários de Órgãos Públicos em geral, Servidores Civis e membros das Forças Armadas podem solicitar esse tipo de empréstimo.

Para solicitar, funcionários públicos devem procurar um banco ou instituição financeira conveniada munidos de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e extrato bancário com o último salário creditado.

O valor da prestação mensal descontada da folha de pagamento tem o valor máximo de 30% do valor líquido recebido. O servidor público pode fazer mais de um empréstimo desde que esse não atinja o valor máximo de 30% da renda.

Diferenças em relação ao empréstimo consignado tradicional

Visando auxiliar servidores públicos endividados, os prazos e limites de pagamento de empréstimos consignados esticaram.

O Conselho Nacional de Previdência diminuiu o teto máximo de juros aplicados nesse tipo de empréstimo de 2,20% ao mês para 2,08%. Os prazos para pagamento dependem do acordo com o banco ou instituição financeira, sendo o limite máximo de 96 parcelas.

Em geral, depois de aprovado, os empréstimos para servidores públicos são liberados e creditados na conta do solicitante entre 1 a 3 dias úteis.

 

Vantagens em relação ao empréstimo tradicional

O empréstimo para servidores públicos possui diversas vantagens quando comparado aos outros tipos de empréstimo.

  • Facilidade para contratar

Como as parcelas vêm descontadas diretamente na folha de pagamento, a contratação desse tipo de empréstimo é mais fácil e menos burocrática, sem consulta no SPC/Serasa, sem avalista, fiador ou necessidade de qualquer outra garantia.

  • Praticidade

Diversos bancos e instituições financeiras possuem convenio e fornecem o empréstimo para servidores públicos.

  • Prazos mais longos

Os prazos para esse tipo empréstimo costumam ser longos, com pagamentos fixos e juros mais baixos quando comparados com outros tipos.

  • Comodidade

A parcela do empréstimo já vem descontada diretamente na folha de pagamento com um valor fixo. Dessa forma, você não precisa se incomodar e lembrar de pagar mensalmente.

  • Rapidez

Como não tem muita burocracia, o crédito consignado é avaliado e liberado rapidamente e o dinheiro logo está disponível na conta. Dependendo do banco, depois de aprovado, o dinheiro está disponível em até 24 horas.

  • Controle

O empréstimo consignado para servidores públicos tem um valor máximo calculado de acordo com o valor líquido do salário, por isso não compromete tanto o orçamento.

  • Taxas de juros menores

O empréstimo consignado para servidores públicos tem taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito disponíveis no mercado, devido à garantia de recebimento por parte dos bancos e instituições financeiras e resoluções do Conselho Nacional de Previdência que beneficiou essa parcela da população.

  •  Não tem consulta ao SPC ou Serasa

Mesmo com o nome sujo, é possível pegar um empréstimo consignado, já que não há consulta nos órgãos de restrição de crédito. Se você se enquadra nos requisitos para contratar o empréstimo consignado, o banco dificilmente negará o crédito – nem mesmo para inadimplentes.