Financiamento de Carro: o que é e como pedir

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é financiamento de automóvel
  2. Como fazer um financiamento de automóvel passo a passo
  3. Juros cobrados e como pagar menos
  4. Vale a pena fazer um financiamento de automóvel?

O sonho de comprar um carro novo ficou mais fácil de se tornar realidade com o financiamento de automóvel. Carros novos, usados, nacionais ou importados, todos podem ser financiados. Confira como fazer.

O que é financiamento de carro

O financiamento de automóvel é parecido com uma compra a prazo. Depois de escolher o veículo que se deseja comprar, é necessário entrar em contato com uma instituição financeira e pedir o financiamento.

Acontece da seguinte forma: o banco adianta o valor do automóvel e paga a loja ou concessionária, e o cliente paga mensalmente esse empréstimo para o banco.

Diversos bancos e financeiras realizam esse serviço de financiamento de automóvel e as taxas de juros podem variar de banco para banco. Os tipos mais comuns de financiamento são o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing ou consórcio.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o mais utilizado e é indicado para quem tem pressa em ter o veículo em seu nome. No financiamento CDC, o banco empresta o dinheiro e compra o carro. Este já vem em nome do cliente, que então paga sua dívida com o banco por meio de parcelas acrescidas de juros.

No leasing, o banco ou instituição financeira compra o carro que fica em nome da instituição. Esta então loca o veículo para o cliente, que além do aluguel, paga também o seguro. A permanência mínima é de 24 meses. Ao final do contrato, o cliente pode renovar, devolver o veículo para instituição ou comprá-lo. Apesar de pouco utilizado, o leasing tem taxas mais baixas.

No consórcio, um grupo de pessoas se juntam com o mesmo objetivo. Cada uma delas paga parcelas mensais para formar a poupança. Geralmente é feito o sorteio uma vez por mês e quem for contemplado ganha a carta de crédito e pode comprar o carro. Apesar de ter taxas menores, pode levar um tempo até ser contemplado.

Como fazer um financiamento de automóvel passo a passo

  • Escolha do veículo

O primeiro passo do financiamento é escolher o veículo que deseja comprar. Para solicitar financiamento não importa se o carro é novo ou usado. A escolha deve levar em conta não só a dívida que terá com o banco, mas também a manutenção do veículo e seu estado de conservação.

  • Comparar as taxas entre as financeiras ou bancos

Diversos bancos e financeiras oferecem o financiamento de automóvel. Por isso, para economizar é bom pesquisar e comparar as taxas aplicadas por cada um deles e as condições de parcelamento. Como o financiamento é uma dívida a longo prazo, pequenas alterações de taxas podem fazer muita diferença no valor final.

  • Análise de crédito

Com o banco ou financeira escolhido, é hora de dar entrada no financiamento. As instituições irão analisar os dados e definir se aprovam ou não o financiamento. Quem está com o nome sujo provavelmente terá o financiamento negado. Se for verificado que a pessoa não tem condições de pagar o veículo que quer comprar, o pedido também será negado.

Os documentos solicitados normalmente são:
– Carteira de Identidade (RG), original e cópia

– Cadastro Pessoa Física (CPF), original e cópia

– Comprovante de estado civil, original e cópia

– Comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários), original e cópia

  • Crédito aprovado e carro na mão

Depois de aprovado, a instituição paga o vendedor e o carro já sai nas mãos do solicitante. A dívida com a instituição é parcelada e paga mensalmente. Até a quitação da dívida, o carro não pode ser vendido ou transferido.

Juros cobrados e como pagar menos

Para economizar na hora de fazer um financiamento, é importante analisar além da taxa de juros e as condições de pagamento oferecidas por cada banco ou instituição.

Os juros aumentam conforme o número de parcelas. Por isso, uma forma de economizar no financiamento de automóvel é juntar um valor maior para dar a entrada e assim financiar menos e conseguir juros menores e menos parcelas.

Vale a pena fazer um financiamento de automóvel?

A melhor e mais vantajosa maneira de se comprar um carro ou qualquer outro bem é à vista. Assim se consegue um desconto maior e não tem aquele compromisso de pagar todo mês. Porém, comprar um carro à vista não é a realidade da maioria dos brasileiros e o financiamento é uma opção para adquirir o veículo imediatamente.

Financiar o veículo é mais vantajoso quando se consegue dar um valor maior na entrada e não parcelar em tantas vezes, assim se consegue juros mais baixos.

Se você quer procurar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, confira abaixo o Simulador de Empréstimos do IQ 360: