Financiamento de imóvel da Caixa passo a passo

Por Redação IQ 360

Pensando em fazer um financiamento na Caixa para comprar uma casa? O sonho da casa própria pode estar mais perto do que parece. Mesmo que comprar um imóvel à vista possa estar longe da realidade, o financiamento imobiliário pode ajudar na concretização do sonho, pois permite pagar pelo imóvel em parcelas que duram até 35 anos, com juros menores do que os de empréstimos tradicionais e formas de pagamento acessíveis.
O financiamento é uma linha de crédito a longo prazo oferecido por instituições financeiras, bancos públicos e privados e permite a compra de imóveis novos ou usados, para uso residencial ou comercial, diretamente com o proprietário ou com construtoras, para qualquer pessoa maior de 18 anos, que consiga comprovar renda e não esteja cadastrado em órgãos de restrição ao crédito. Nesse sistema, o banco paga o valor do imóvel pedido e você paga a ele em parcelas mensais, pré-definidas. Entretanto, enquanto a propriedade já está vinculada a seu nome, fica impedido de negociar o bem a terceiros até que seja feita a quitação do financiamento.
Entre as instituições que oferecem a possibilidade de usar essa linha de crédito, a Caixa Econômica Federal possui as melhores condições para imóveis de até R$950 mil (nos estados do Sudeste e Distrito Federal) ou até R$800 mil (nos demais estados), com as melhores taxas do mercado. Confira a seguir o passo a passo necessário para realizar um financiamento de imóvel pela Caixa.

Escolha da modalidade de financiamento

Qual o tipo de imóvel você pretende financiar? A Caixa Econômica Federal permite financiar novos, usados ou terrenos. É possível fazer uma simulação sobre cada um no site da própria Caixa. Dependendo da sua renda familiar, você também pode se enquadrar no programa Minha Casa Minha Vida, que permite o financiamento com taxas ainda menores do que as praticadas no mercado.

FGTS

Em alguns casos é possível usar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada ou como parte do negócio na compra de imóveis novos e usados, exclusivamente residenciais. Caso tenha dinheiro disponível no FGTS e queira usar em um financiamento, você não pode ser proprietário de imóvel ou construção na mesma cidade do imóvel que deseja comprar, não pode ser proprietário de imóvel ou construção na mesma cidade que trabalha ou deseja morar e não pode possui financiamento ativo.

Documentação

Para dar início ao processo de financiamento você vai precisar de CPF, RG, comprovante de residência emitido nos últimos três meses, comprovante de renda dos últimos três meses e última declaração de Imposto de Renda enviada à Receita Federal (caso seja isento deve assinar uma declaração na Caixa) e mais alguns documentos do vendedor. Após a entrada no pedido, será feita uma avaliação de crédito e caso seja aprovado, na segunda fase do processo, outros documentos podem ser solicitados.

Avaliação

Durante o processo de avaliação de crédito, engenheiros da Caixa avaliam o imóvel e analisam a documentação dos vendedores para definir qual a melhor opção de financiamento de acordo com suas condições. Nessa fase, você será assessorado para que possa entregar a documentação específica que deve definir a finalização do processo.

Contrato

Após a entrega e validação da documentação exigida, e com os valores de financiamento definidos, é a hora de assinar o contrato e garantir a realização do sonho da casa própria.