Golpe do empréstimo: pedir qualquer tipo de depósito antecipado é crime!

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Para não cair no golpe do empréstimo é importante pesquisar sobre a empresa
  2. Fique atento e desconfie
  3. NUNCA faça pagamento antecipado para conseguir um empréstimo
  4. Tenha calma!

Você solicitou um empréstimo e estão pedindo um depósito antecipado em conta para liberar o crédito? As taxas de juros são baixíssimas? Não há nenhuma burocracia para a concessão de crédito? Você está desesperado pelo empréstimo? Cuidado! Você pode estar prestes a cair em um golpe!

Os golpes de empréstimos são mais comuns do que se imagina. De acordo com dados do Departamento de Atendimento ao Cidadão do Banco Central, o golpe do depósito antecipado é um dos que mais fazem vítimas no país.

Apenas entre janeiro e julho de 2017, o Banco Central recebeu 727 reclamações de cidadãos que acreditaram na possibilidade de obter crédito de forma rápida, sem burocracias e com juros inferiores aos cobrados no mercado.

O contrato de empréstimo só pode ser concedido por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Mas, há muitas empresas fraudulentas que dizem conceder crédito e aplicam golpes, principalmente online.

Confira 4 dicas para não cair em golpe de empréstimo!

Para não cair no golpe do empréstimo é importante pesquisar sobre a empresa

Pesquise com calma sobre a empresa para qual deseja solicitar o empréstimo. Após escolher, entre no site oficial e nas redes sociais, note se as páginas são verificadas e se o site tem certificado de segurança. Isso não garante que a empresa seja íntegra, mas dá um pouco mais de confiança.

Verifique se há reclamações em sites. O Reclame Aqui pode ser um ótimo aliado nessa pesquisa. Procure sobre a reputação da empresa no site, leia as avaliações, os comentários de outros clientes e observe se os problemas deles foram resolvidos. Se possível, converse com antigos clientes e pergunte como foi a relação com a empresa.

Se ainda assim não se sentir seguro, procure um escritório físico e faça uma visita, assim você pode tirar todas as dúvidas que tiver.

Além disso, é muito importante garantir que a instituição financeira é autorizada a realizar empréstimos pelo Banco Central. Para conferir, basta consultar a plataforma do BC.

Fique atento e desconfie

Fique atento as propostas da empresa, ofertas com índice de juros muito abaixo do mercado e muita facilidade em conseguir um empréstimo podem ser um golpe.

Sempre desconfie de pouca ou nenhuma exigência burocrática na concessão de crédito. A empresa deve questionar sobre seu histórico de crédito, perguntar sobre sua renda e até solicitar extrato bancário ou outro comprovante de renda.

Note que a instituição financeira depende do seu pagamento futuro para sobreviver. Sendo assim, eles querem conhecer o seu histórico e a sua situação financeira. Mas atenção: cuidado com os dados que irá fornecer, jamais passe o número do seu cartão de crédito, por exemplo.

Também preste atenção no contato fora das plataformas oficiais ou em horários não convencionais. Isso não caracteriza um golpe por si só, mas podem ser indícios.

Se houver exigência de pagamento antecipado para liberação do crédito e o pagamento deve ser efetuado na conta de uma pessoa física, sem dúvidas você está prestes a cair em um golpe de empréstimo. Tome cuidado.

Se você quer procurar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, em uma instituição confiável, confira abaixo o Simulador de Empréstimos do IQ 360:

NUNCA faça pagamento antecipado para conseguir um empréstimo

A dica mais importante é: nunca faça pagamento antecipado!

Na aplicação de golpes de empréstimos é comum a solicitação de pagamentos antes da liberação do dinheiro. A promessa é de que após o pagamento do valor, o empréstimo será liberado direto na conta do solicitante. Não caia nessa!

A justificativa para convencer o depósito bancário são das mais variadas. Geralmente os golpistas dizem que o dinheiro é para cobrir taxas de cartório, taxas bancárias, seguradora, fiador, taxas diversas, ou até mesmo a primeira parcela do empréstimo. Ainda é possível alegarem que precisam do dinheiro porque o score do solicitante é baixo.

Essa prática é ilegal. Nenhuma instituição financeira pode cobrar antecipadamente por empréstimos. As taxas, seguros e afins são sempre embutidos no custo total do empréstimo. A lógica é sempre a mesma: primeiro você recebe o dinheiro, depois começa a pagar. O inverso não existe.

Tenha calma!

Essa dica pode parecer a menos importante, mas não é. É fundamental manter a calma na hora de pesquisar e decidir por um empréstimo. Mesmo que seja em um momento de dificuldade financeira, não aja por impulso e não ceda a pressão de ter que fazer algo imediatamente.

São nessas oportunidades que os golpistas fazem suas vítimas. Quanto mais você estiver desesperado a procura de empréstimo, mais estará vulnerável a cair nesse tipo de golpe.

Não acredite em qualquer ofertar que apareça por aí. Converse com outras pessoas, peça opiniões, vá em outros bancos e financeiras, analise com tranquilidade as condições e só depois opte, ou não, pelo empréstimo.

Para conseguir um empréstimo de verdade e não cair em golpes, entre no IQ Empréstimos e confira nosso Comparador de Empréstimos. Ao final da sua simulação, você encontrará uma lista apenas com empresas sérias de verdade.

IQ Empréstimos

Na dúvida de qual empréstimo pegar?

O IQ te ajuda a achar o empréstimo certo para o seu perfil!

Simule Agora!