O que é LTV de empréstimo?

Por Redação IQ 360

ltv-emprestimo

Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Boa parte da população passa muitos anos economizando para dar uma boa entrada e diminuir a dívida no caso de um financiamento. Ao mesmo tempo, sabemos que a concessão desse crédito imobiliário depende de vários fatores, inclusive a renda mensal e o histórico de bom pagador desse cliente interessado em comprar um apartamento ou uma casa.
É nesse processo que aparece o Loan to Value, mais conhecido pela sigla LTV, que significa algo como o valor do empréstimo, embora não exista uma tradução literal. Entenda como ele funciona:

LTV para as operações

De acordo com os especialistas, o LTV nada mais é do que o indicador usado para calcular qual será o montante máximo que o banco ou instituição financeira poderá conceder de crédito para o mutuário que deseja comprar um imóvel ou apresentá-lo como garantia em um empréstimo, por exemplo. Para o cálculo, são levados em consideração os seguintes fatores: taxa de juros, prazo para quitar a dívida, qual é o modelo do imóvel e como o empréstimo será pago pelo mutuário.

Como LTV influencia no valor

Sabemos que os bancos não concedem exatamente o preço do imóvel informado pelo sistema imobiliário e nem aquele que o cliente gostaria de receber para pagar a propriedade ou usá-la como garantia. Portanto, o LTV será uma espécie de porcentagem indicativa de qual é o valor que essa instituição financeira poderá emprestar. Para isso, conta muito o histórico de bom pagador desse cliente. Quanto melhor for o perfil dele, maiores as chances do LTV ajudar o mutuário a receber o valor do empréstimo que gostaria.

Menor LTV, menores os riscos

O LTV também serve para indicar claramente os riscos de se emprestar dinheiro a esse mutuário. No cálculo realizado, quanto menor for o resultado do índice, melhor é o perfil de bom pagador da pessoa. Ou seja, as chances de ele se tornar um inadimplente diminuem. Por outro lado, se o LTV for muito alto, o banco pode negar o empréstimo e também será muito difícil conseguir encontrar uma financeira que aceite fazer o empréstimo.