É melhor pedir empréstimo online ou no banco?

Por Diana Ribeiro

emprestimo-online-banco

Na hora de pedir um empréstimo, a primeira decisão costuma ser o valor que será solicitado. Em seguida, os interessados precisam fazer uma boa pesquisa e cotação nos bancos e instituições financeiras para saber onde é melhor simular a operação para obter o melhor crédito e taxas competitivas. Com as facilidades da tecnologia, ir até a agência deixou de ser uma tarefa obrigatória para fazer tudo isso, embora muita gente ainda prefira negociar pessoalmente com o gerente.
De acordo com os especialistas, optar pelo empréstimo online ou no banco depende muito do perfil do cliente e do valor que ele pretende solicitar. Confira algumas dicas:

Internet banking

A maioria dos bancos públicos e privados já disponibiliza a opção de empréstimo pelos seus sites ou até aplicativos. Com isso, pedir um crédito ficou ao alcance de um clique. Se o cliente é um bom pagador, é bem provável que ele já tenha até mesmo um crédito pré-aprovado e nem precise apresentar novos documentos para conseguir convencer o seu gerente online. Nos últimos anos, também surgiram muitas financeiras totalmente digitais que oferecem boas opções sem sair de casa.

Valor do crédito

Para os empréstimos pessoais ou consignados, as financeiras digitais mais jovens do mercado oferecem valores de até R$ 80 mil. No entanto, se você está pensando em pedir um montante maior do que isso, é mais eficiente recorrer ao Internet Banking do seu banco e comparar o teto com as condições de pagamento desse empréstimo.

Tipos de empréstimos

O empréstimo pessoal e o cheque especial são as modalidades mais comuns solicitadas pelos clientes de bancos e financeiras digitais. Isso porque o uso desse dinheiro não tem uma finalidade específica ou pré-determinada, como ocorre com um financiamento, por exemplo. No entanto, elas não são as únicas. Clientes antigos de alguns bancos podem até mesmo solicitar um financiamento de imóvel ou veículo pelo site da instituição. Quanto mais tempo esse cliente possui a conta, maiores serão as suas facilidades. Embora a aprovação não seja assim tão automática. Em alguns casos, poderá ser necessário ir à agência para entregar documentos.

CPF negativado

As financeiras digitais também são as mais recomendadas para quem está buscando um empréstimo pessoal sem sair de casa e está com o nome sujo na praça. Isso porque algumas delas liberam o crédito mesmo para quem tem CPF negativado.

Negociações no banco

Além de poder solicitar um valor bem mais elevado, outra facilidade do empréstimo no banco é que você tem mais chances de baixar a taxa de juros e aumentar o número de parcelas. Levar documentos que comprovam seu histórico de bom pagador e explicar em detalhes os motivos pelos quais necessita do empréstimo podem ser determinantes.
Se preferir a facilidade e a rapidez do crédito online, o IQ Empréstimo pode te ajudar. Com nosso comparador você consegue encontrar de forma rápida e segura um crédito que se adeque as suas condições e necessidades. E também, já fica sabendo logo no inicio suas chances de aprovação e como aumenta-las.