Qual o melhor tipo de empréstimo para você?

Índice de Conteúdomenu

  1. Quais são os tipos de empréstimos que existem?
  2. Perfil de cliente para cada tipo de empréstimo
  3. Cuidados a serem tomados antes de contratar um empréstimo
  4. Como economizar pagando menos juros com seu empréstimo

Antes de contratar um empréstimo, é importante escolher aquele que melhor atende as suas necessidades. As condições e taxas de juros podem variar de acordo com a instituição e tipo de empréstimo. Pesquisar e se informar pode resultar em economia.

Quais são os tipos de empréstimos que existem?

Existem diferentes linhas de crédito oferecidas por bancos e financeiras. Para pessoa física os mais comuns são:

  • Crédito pessoal
  • Empréstimo consignado
  • Empréstimo com garantia
  • Cheque especial
  • Cartão de crédito

Existem ainda algumas subdivisões, como é o caso do Empréstimo Consignado para Pensionistas de Aposentados do INSS, Empréstimo Consignado para Servidores Públicos e até para Trabalhadores com carteira assinada, quando a empresa é conveniada.

O Empréstimo com garantia pode ser Empréstimo com garantia de veículo, de imóvel e de joias, conhecido como penhor.

Se você quer procurar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, confira abaixo o Simulador de Empréstimos do IQ 360:

Perfil de cliente para cada tipo de empréstimo

Todos os tipos de empréstimo têm suas vantagens e desvantagens. A escolha do melhor é muito relativa, já que é importante levar em conta o perfil do cliente, o valor do empréstimo, as taxas aplicadas, a forma de pagamento, o tempo até o dinheiro ser liberado, se o cliente está com o nome sujo, entre outros.

  • Crédito pessoal

É indicado para quem não se enquadra no empréstimo consignado e/ou que precisa do dinheiro rápido para alguma emergência. É uma opção também para quem entrou no cheque especial ou crédito rotativo do cartão de crédito e deseja trocar a dívida.

Diversos bancos, financeiras e até crédito online oferecem esse tipo de empréstimo. Pesquise as instituições com melhores taxas e prazos.

As avaliações costumam ser mais rigorosas no crédito pessoal, salvo algumas exceções. Por isso, negativados podem ter mais dificuldades para conseguir esse tipo de empréstimo.

  • Empréstimo consignado

É a melhor opção para pessoas no grupo de beneficiários que são aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e funcionários com carteira assinada de empresas públicas ou privadas conveniadas ao banco.

As taxas de juros costumam ser menores do que outros tipos de empréstimo e a parcela vem descontada na folha ou benefício. Esse empréstimo pode ser feito por pessoas negativadas que se enquadrem nos requisitos citados acima.

  • Empréstimo com garantia

Esse tipo de empréstimo pode ser uma opção para pessoas que possuam um bem próprio, como veículo, imóvel e até joias. Como o bem é dado como garantia, as taxas de juros costumam ser menores.

O empréstimo com garantia de imóvel, particularmente, é ideal para quem precisa de um valor maior e com prazo longo para pagar.

Apesar dos juros mais baixos, esse tipo de empréstimo não é recomendado para todos. Em caso de inadimplência, o bem é tomado pelo banco e o prejuízo pode ser maior.

  • Cheque especial

O cheque especial é uma modalidade de crédito pré-aprovada, ou seja, está facilmente disponível na sua conta corrente para quando você precisar. Se você faz uma compra com seu cartão, mas não tem dinheiro na conta, você imediatamente entra no cheque especial.

Por ser pré-aprovada, as taxas de juros são altas. O recomendado é só usar em casos de urgência. Nessa linha não se consulta aos órgãos de proteção de crédito, basta ter conta corrente em banco. Cada banco disponibiliza um valor e deixa à disposição do cliente.

  • Cartão de crédito ou crédito rotativo

Caso você não consiga pagar o valor total da fatura, pagando assim somente o mínimo, você entra automaticamente no crédito rotativo. A opção de pagar um pequeno valor ao invés da fatura inteira tem seu preço: os juros altos.

Deve-se evitar esse tipo de crédito e usá-lo só em casos de extrema urgência, em que não dê tempo para conseguir outro tipo de empréstimo para cobrir o valor da fatura.

Cuidados a serem tomados antes de contratar um empréstimo

Por causa dos juros cobrados, empréstimos só devem ser solicitados quando não se tem outra opção. Ainda assim, pesquise as instituições, juros e condições de pagamento.

Somente peça um empréstimo se tiver certeza que conseguirá pagá-lo. Esse cuidado vale principalmente para os empréstimos com garantia, pois em caso de inadimplência, o bem pode ser tomado pela instituição.

Empréstimos online podem ser muito fáceis e práticos, mas deve-se tomar cuidado para não cair em golpes. Nenhum banco ou instituição cobra taxas ou exige algum depósito antes da liberação do empréstimo.

Como economizar pagando menos juros com seu empréstimo

Empréstimos com garantia e empréstimos consignados costuma ter juros mais baixos do que os demais, pois o banco tem a garantia do pagamento. Por isso, quando se tem um imóvel ou veículo no nome, ou ainda se enquadra no grupo de pessoas beneficiadas pelo empréstimo consignado, esta pode ser a melhor opção de crédito.

Na linha do crédito pessoal, é provável que o cliente consiga melhores taxas no banco em que tem conta, pois já se tem todo o histórico e perfil do cliente.

IQ Empréstimos

Na dúvida de qual empréstimo pegar?

O IQ te ajuda a achar o empréstimo certo para o seu perfil!

Simule Agora!