O que é cooperativa de empréstimo?

Por Redação IQ 360

cooperativa-emprestimo

Para quem está buscando um empréstimo, mas não quer recorrer aos bancos e instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito podem ser uma boa solução. Também chamadas de cooperativas de empréstimo ou cooperativas financeiras, elas reúnem um grupo de pessoas que precisam de dinheiro, oferecendo taxas de juros muito mais atrativas.
Entenda como funciona:

O que são as cooperativas de crédito

Assim como qualquer cooperativa, as de crédito são formadas por pessoas interessadas em determinado segmento, sem fins lucrativos, com uma natureza jurídica própria e não sujeitas à falência. Com isso, todos os cooperados têm os mesmos direitos, embora possam ter cotas de valores diferentes. As cooperativas estão subordinadas ao Sistema Financeiro Nacional e são fiscalizadas pelo Banco Central, com auditorias externas regulares.

Acesso aos rendimentos

Apesar de não visar tanto lucro como os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito trabalham com a questão da rentabilidade do empreendimento e as chamadas sobras são divididas entre os cooperados, geralmente uma vez ao ano. Esses valores são divididos de forma proporcional à cota de cada um.

Cooperados participantes

Os cooperados de crédito acabam sendo também os donos da cooperativa. Ou seja, a participação é como um associado e não exatamente como um cliente, como ocorre nas demais instituições financeiras. E não importa o valor da cota de cada um, todos têm direito a voto nas assembleias e podem decidir sobre os rumos da cooperativa.

Taxas menores

Comparadas às taxas de juros dos bancos, as taxas das cooperativas são muito menores, porque esses valores são fixados conforme os custos da operação e no quanto é preciso reinvestir na própria cooperativa. E como se trata de uma operação relativamente de custo baixo, os juros também ficam mais acessíveis. Da mesma forma, poucas cooperativas têm o hábito de cobrar taxas para transferências de dinheiro, por exemplo, o que já dinamiza e barateia ainda mais.

Crédito mais acessível

Como as cooperativas possuem todas essas vantagens já citadas, elas acabam sendo um meio para viabilizar os projetos de muitas pequenas empresas, por exemplo. Para pequenos proprietários rurais, o crédito da cooperativa também pode ser determinante para conseguir investir em atividades da agricultura familiar.
Mas antes de fechar negócio com cooperativas, financeiras ou bancos, vale conferir todas as taxas de juros. É muito importante pesquisar todas as possibilidades e escolher a que mais se encaixa com seu objetivo e perfil.