O que é Penhor de veículos e como fazer?

Por Redação IQ 360

o-que-e-penhor-veiculos-como-fazer

Fazer o penhor de um patrimônio é uma das modalidades de empréstimos mais comuns e a que tem mais chances de ser aceita pelos bancos, já que o cliente oferece uma garantia com alto valor para certificar que poderá honrar com a dívida. Caso contrário, o bem será tomado pelo credor. O mais conhecido dos brasileiros é o penhor de joias, mas existem também os penhores rurais, industriais e o de veículos.
Importante lembrar que, para que o penhor seja uma possibilidade de acesso ao crédito, ele também pressupõe a existência de uma dívida que deverá ser quitada em um prazo determinado com a financeira que vai conceder o empréstimo.
Saiba como funciona no caso dos veículos:

Vantagens do penhor de veículos

Nessa modalidade de penhor, são aceitos todos os tipos de veículos, como motos, automóveis, ônibus, carretas, etc. Ou seja, não importa se o veículo é usado apenas para a condução do motorista e sua família, ou se também é usado para o transporte de outras pessoas ou cargas. Mas é importante lembrar que, independentemente de qual for o veículo, ele deverá ter um seguro auto antes de ser empenhado pelo proprietário. Isso garante que o proprietário e o credor serão reembolsados em caso de acidentes, roubos, furtos ou qualquer outro tipo de dano causado pelo motorista ou por terceiros.

Vistoria do veículo

Para que o proprietário possa penhorar o seu carro, é necessário que seja feita uma vistoria pelo credor antes de assinar o contrato, além de precisar apresentar também toda a documentação. Se ele tiver um laudo cautelar realizado há pouco tempo, comprovando que o veículo está em plenas condições, o valor concedido no empréstimo pode ser melhor.

Formalização do penhor

Para que essa modalidade de empréstimo por garantia seja válida, é preciso que o penhor seja formalizado em um Cartório de Títulos e Documentos no local onde o devedor tem domicílio. Somente depois disso o mutuário poderá apresentar o penhor como garantia.

Prazo do penhor

No Penhor de Veículos, o prazo máximo para convencionar o empréstimo é normalmente de dois anos, prorrogável por mais dois caso seja de interesse do mutuário. No entanto, é preciso que o credor esteja de acordo.